Otimizar campanhas de anúncios no Youtube Ads deve ser uma preocupação constante, já que sempre há novas estratégias que, se bem aplicadas, podem trazer mais retorno do seu investimento. Mas, afinal, como saber por onde começar essa otimização? Nas próximas linhas, vamos esclarecer os principais pontos que você precisa saber. Confira!
Por que anunciar no Youtube Ads?
As estatísticas mais recentes apontam que o Youtube cresce exponencialmente e contribui positivamente para o sucesso de diversas marcas. Em outras palavras, com 2 bilhões de acessos mensais, o site é o grande protagonista dos vídeos na era digital.
A estratégia de utilizar vídeos para fomentar o marketing do seu negócio, não é mais um segredo. No entanto, otimizar campanhas de anúncio no Youtube Ads é fundamental para obter bons resultados.
A forte influência dessa plataforma permite que você tenha em mãos várias oportunidades. A começar por uma alta capacidade de captar, envolver e manter a atenção dos usuários. Ou seja, é um espaço altamente criativo e interativo, capaz de engajar e atrair seu público-alvo.
Por onde começar a otimizar campanhas de anúncios no Youtube Ads?
É Importante mencionarmos que a otimizar campanhas de anúncios no Youtube Ads não é mera vaidade. Se utilizarmos estratégias coerentes, é possível diminuir custos e aumentar seus resultados.
Separamos dicas importantes para sistematizar seus anúncios, melhorá-los e alcançar cada vez mais pessoas. Então, confira alguns segredos para obter o melhor do Youtube Ads:
#1 Analise as estatísticas de alcance e de desempenho
Não é possível otimizar o que ainda não foi medido, certo? Então, antes de mais nada, analise seus dados atuais e entenda qual o alcance e desempenho atual do seu vídeo. Desse modo, muitas métricas podem ser levadas em consideração para melhor otimizar campanhas de anúncios no Youtube Ads.
Pra começar, preste atenção em duas estatísticas, incluindo a taxa de cliques e a taxa de visualizações. Esses dados podem ser encontrados na sua conta do Google Ads e há dois caminhos para isso:
Opção A) Veja um resumo do desempenho dos seus vídeos
- Selecione Campanhas de vídeo no painel de navegação;
- Escolha Vídeos no menu Página;
- A secção “Vídeos” apresenta o desempenho dos vídeos agrupado em todos os anúncios.
Opção B) Veja métricas e estatísticas de vídeos
- Selecione Campanhas de vídeo no painel de navegação;
- Escolha Vídeos no menu Página;
- Clique em Analytics na parte superior da página.
E afinal, qual a importância em analisar estes dados? A taxa de visualizações, por exemplo, permite que você estime diversos pontos. Vejamos:
– Taxa de Visualizações
De antemão, essa taxa ajudará você a entender se o seu grupo e sua segmentação estão sendo realizados de maneira eficaz. Além disso, permitirá que você estime quantas pessoas assistiram ao seu vídeo, comparado ao número de usuários para quem ele foi exibido.
Se as pessoas acharem seu anúncio irrelevante, é bem provável que não o assistam. Dessa forma, sua taxa de visualização será baixa, pois o anúncio não está otimizado corretamente, aparecendo para quem não está interessado no que você está oferecendo.
Analisando a taxa de visualizações, você conseguirá mensurar o quão atraente o seu anúncio é, permitindo demarcar os pontos a melhorar de uma maneira mais eficiente.
Para que bons resultados sejam obtidos, é imprescindível que você crie vídeos de qualidade, com informações ricas, que provoquem curiosidade e entreguem valor ao mesmo tempo para o usuário do Youtube.
Lembre-se, você tem 5 segundos para impressionar esse usuário antes que ele decida pular o seu anúncio e siga a jornada pela rede.
Ao oferecer bons vídeos, você melhora sua taxa de visualização, indicando que o seu anúncio foi uma experiência positiva para o usuário. Assim, o Google vai garantir que você ganhe mais leilões e que seu custo seja mais baixo.
Se você conhecer bem o perfil do seu cliente ideal, saberá exatamente o que fazer para chamar a sua atenção. Por isso, uma das dicas de ouro é: se você mostrar que tem a solução para a dor desse cliente em potencial, é mais provável que ele continuará assistindo seu anúncio.
– Taxa de Cliques
Outra métrica relevante para otimizar campanhas de anúncios no Youtube Ads é a taxa de cliques. Ela nos informa quantas pessoas clicaram no anúncio, comparando a aquelas que o viram.
Em outras palavras, se a sua taxa de cliques estiver alta, significa que o seu anúncio é eficiente para gerar interação.
Da mesma forma que mencionamos na métrica anterior, se o seu conteúdo estiver sendo exibido para as pessoas certas, há boas chances de que elas cliquem e conectem-se ao seu negócio.
Em contrapartida, se a sua taxa de cliques está baixa, é preciso revisá-la e buscar melhorar a segmentação do seu anúncio.
Outra dica é, por exemplo, alterar palavras-chaves ou ainda, analisar se o seu contexto está atraindo as pessoas ou se ele simplesmente não as estimula a agir.
Uma boa tática é incluir call to action em seus anúncios, direcionando o espectador para o que você quer que ele faça, mostrando como ele pode beneficiar-se daquele vídeo.
Mais uma dica: se a sua taxa de cliques estiver acima da média, mas a taxa de visualizações é baixa, você precisa melhorar os primeiros 5 a 10 segundos do seu anúncio no Youtube.
Por outro lado, se a sua taxa de visualização estiver maior, talvez seu vídeo precise demonstrar melhor como o seu produto/serviço pode solucionar o problema.
Então, sempre busque criar bons materiais. Caso contrário, frequentemente terá problemas com falta de ações, pois se o seu anúncio não é persuasivo e atrativo o bastante, regularmente ele será ‘pulado’.
#2 Seja um bom observador de oportunidades
Se você acha que já fez todo o possível para criar um bom anúncio no Youtube Ads, já solucionou os possíveis problemas de segmentação e mesmo assim não viu resultados, talvez seja a hora de aumentar seus lances.
Ao aumentar seus lances você pode alcançar um público maior e armazenar mais dados, visto que terá maior exposição.
Assim, você pode monitorar estatísticas cuidadosamente e excluir qualquer anúncio ou grupo que não esteja trazendo bons resultados.
Aproveite a oportunidade ao máximo, examine resultados favoráveis, métodos de segmentação eficazes e grupos mais positivos e influenciáveis.
Um ponto muito importante é a entender que a publicidade é inconstante. Saber aproveitar seus picos é fundamental para otimizar campanhas de anúncios no Youtube Ads. Lembre-se que o sucesso é a consequência de esforços repetitivos, dia após dia.
#3 Experimente novas estratégias ao otimizar campanhas de anúncios no Youtube Ads
Otimizar campanhas de anúncio no Youtube Ads é algo que deve ser constante e repetitivo. Apesar de possuir um anúncio que gera resultados regularmente, esteja sempre pronto para experiências.
Isso significa que você pode arriscar-se e ter uma ou duas outras campanhas para fim de testes, obtendo um termômetro de novas ideias.
Por exemplo, faça um vídeo muito curto, ou muito longo. Retire uma CTA ou ainda, adicione uma nova música. Teste e guarde os resultados para melhorar cada vez mais a sua otimização e segmentação.
Ao fazer testes, você poderá encontrar bons insights, daqueles que dificilmente viriam de um pensamento lógico.
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Conclusão
A forma mais eficiente de otimizar campanhas de anúncios no Youtube Ads é analisando as estatísticas geradas por testes ou campanhas anteriores. Desse modo, você poderá tomar decisões mais assertivas e inteligentes.
À partir dessas dicas e estratégias básicas que você viu neste artigo, é possível melhorar e otimizar o desempenho em uma plataforma que apresenta constante crescimento. Assim, alavancar o seu negócio e fazer dos seus anúncios um sucesso, será apenas uma questão de tempo aliado a análise, testes e aplicação de novas estratégias.
Se ficou com alguma dúvida, deixe um comentário! Se precisa de ajuda para otimizar suas campanhas de tráfego, fale conosco.