Pinterest Ads: como funciona e quais os formatos de anúncios disponíveis?

Em abril deste ano, o Pinterest lançou o Pinterest Ads para todas as empresas do Brasil, o primeiro país da América Latina a ter a opção de publicidade na plataforma. Essa iniciativa faz parte da expansão global do programa de anúncios do Pinterest, que já existe na Europa.

A plataforma é um dos maiores mecanismos de busca visual do mundo e as pessoas o acessam para fazer descobertas sobre tudo o que precisam, de roupas a viagens e decoração da casa. Com o Pinterest Ads, os anunciantes podem ser descobertos nesses momentos.

“O Pinterest une pessoas por interesses em comum, gerando inspirações.”

Antes do lançamento oficial no Brasil, o serviço foi aberto de forma experimental para algumas empresas, dentre elas Itaú, O Boticário, Mobly e Samsung.

Por que usar o Pinterest Ads?

Geralmente o Pinterest recebe menos atenção do que outras redes sociais, mas ele possui uma base constante de usuários que estão sempre em busca de novidades e ainda o abastecem com conteúdo relevante para sua própria comunidade.

A rede social possui um tráfego mensal de 400 milhões de pessoas ativas. Se compararmos, essa é a população do terceiro maior país do planeta. Talvez neste momento, você esteja considerando a relevância e domínio do Pinterest para alavancar as vendas da sua empresa.

Segundo a Glossy,  83% das pessoas que compraram produtos os viram antes no Pinterest. Isso só demonstra a grande importância da ferramenta na tomada de decisão de seus usuários.

Nos Estados Unidos, os números do Pinterest mostram o quanto a rede social influencia nas decisões de compras:

  • 52% dos pertencentes à Geração Y usam o Pinterest;
  • 83% dos usuários que acessam o Pinterest fizeram uma compra baseada em Pins de marcas;
  • 89% dos usuários acessam o Pinterest em busca de inspiração quando querem comprar algo

“O Brasil é um dos maiores mercados do Pinterest fora dos EUA. Nossa escala, combinada com a mentalidade única das pessoas no Pinterest, torna nosso público incrivelmente valioso para os profissionais de marketing” – Jon Kaplan, Diretor global de vendas do Pinterest.

Mas afinal, como o Pinterest Ads funciona? Vamos esclarecer isso tudo a seguir. Confira:

Como funciona o Pinterest Ads?

exemplos de anuncios pinterest ads

Os anúncios criados a partir do Pinterest permitirão que as empresas trabalhem em diferentes formatos. Porém, o foco deve ser 100% voltado à fotos e vídeos, afinal, a rede é totalmente visual, certo?

Uma das opções dignas de destaque é o tagging, que possibilita que o usuário seja redirecionado até uma página secundária de shopping. Ou seja, será possível criar um catálogo de produtos dentro do Pinterest.

Além disso, dentro do shopping o usuário poderá ver os produtos da seção com realidade aumentada, por meio da câmera de um celular, com o App Pinterest.

Ainda é possível promover uma publicação orgânica e transformá-la em anúncios, otimizando e facilitando a criação de divulgações.

Segmentação do público no Pinterest Ads

As ferramentas para segmentar os anúncios do Pinterest Ads utilizam diversas métricas, possibilitando que a sua marca possa escolher a melhor forma para entregar o conteúdo ao público-alvo, com foco no objetivo.

Assim, a rede permite que você segmente por dados demográficos, interesses, palavras-chave, conversão, lista de clientes e até pelo comportamento ideal de usuário, otimizando a sua publicidade.

Diferentes objetivos

O Pinterest Ads garante que a sua opção gere resultados específicos para a necessidade de cada funil de vendas, adaptando-se às reais necessidades do seu negócio.

Os anúncios funcionam para reconhecimento, consideração, conversão e fechamento de venda. Além disso, os anúncios no Pinterest garantem o dobro de eficiência no custo por conversão, se comparada às demais redes.

Análises objetivas

A plataforma possui um sistema para que as métricas de resultados sejam contabilizadas. Estas, são objetivas e de fácil compreensão, permitindo que o anunciante entenda perfeitamente o andamento e o retorno de seu investimento.

Ou seja, o Pinterest gera dados de impressões, audiência, engajamento e conversões. A sua empresa também recebe informações ricas sobre a estimativa de alcance, conforme o orçamento destinado para seus anúncios.

Quais os formatos de anúncios no Pinterest Ads?

pinterest shopping

Como já citamos acima, o Pinterest é uma rede totalmente visual. Desse modo, a qualidade das fotos é essencial para que o seu conteúdo impacte os usuários de forma positiva e para que gere bons resultados para as métricas de suas campanhas.

Por isso, quando falamos de Pinterest Ads, devemos entender que o visual vem em primeiro lugar e que para que o engajamento seja o esperado, devemos metrificar o comportamento e formato ideal para cada público. Entenda melhor cada um dos formatos de anúncios do Pinterest:

1. Estático

O primeiro formato é o padrão da plataforma, com a estética que estamos acostumados a encontrar ao navegar por ela. Neste modelo, você pode optar por adaptar as suas imagens em composições verticais ou quadradas, com o dimensionamento recomendável de 2:3.

2. Vídeo

O anúncio em vídeo no Pinterest permite que você contextualize e crie uma história em poucos segundos. Lembre-se de investir no impacto da imagem, pois normalmente o usuário entra ao aplicativo com o som desligado.

Em outras palavras, opte por chamar a atenção dos usuários nos primeiros segundos, buscando atraí-lo e fazer com que o mesmo chegue até o final do vídeo.

3. Shopping

O anúncio de compras, em formato de shopping, utilizam os mesmos formatos, seja em vídeo ou estáticos. Porém, são utilizados para levá-lo diretamente à página de venda do seu produto. Ou seja, o foco aqui é converter para a sua loja virtual.

4. Carrossel

Como o próprio nome já sugere, o formato de anúncio em carrossel no Pinterest contempla diversas imagens em um único post e permite que o usuário deslize e se aprofunde no seu conteúdo.

5. Coleção

Os anúncios no formato de coleção permitem que você use uma imagem principal e destaque-a, seguida de três outras fotos menores, relacionadas à primeira.

Veja também: 8 dicas para otimizar campanhas no Facebook Ads

Vale à pena anunciar no Pinterest Ads?

Diante das inovações e informações que você leu acima, conseguimos entender a oportunidade que se abre após o lançamento do Pinterest Ads no Brasil.

A expansão e o desenvolvimento da plataforma geram mais oportunidades para você alcançar com assertividade o seu perfil de cliente ideal.

Mas antes, vale lembrar que é importante sua empresa analisar se o seu público-alvo pode ou está sendo diretamente influenciado pelos Pins. De todo modo, o investimento deve resultar em mais vendas.

Se você ficou com alguma dúvida, deixe um comentário! Se gostaria de obter nossa consultoria para criar anúncios no Pinterest Ads, entre em contato conosco.

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