Como anunciar no Facebook Ads e otimizar campanhas do jeito certo

Anunciar no Facebook Ads parece simples e realmente foi assim há alguns bons anos atrás, quando isso ainda era uma novidade. Hoje em dia, é preciso conhecer de perto os detalhes que levam à resultados de verdade. Sem esse conhecimento, você corre sérios riscos de investir seu dinheiro em anúncios que não trazem o retorno esperado. Neste artigo, vamos esclarecer alguns pontos fundamentais para otimizar suas campanhas. Confira!

Os números do Facebook

O Brasil é um dos maiores públicos consumidores do Facebook. Recentemente, a Statista, empresa fornecedora de dados de mercado e consumidores, divulgou que o número de brasileiros ativos na rede social, por mês, chegou a 127 milhões.

Além disso, comprovou que 90% desses usuários usam dispositivos móveis para acessá-la. Números impressionantes, concorda?

O que é o Facebook Ads?

O Facebook Ads é uma plataforma de mídia paga para veiculação de anúncios dentro das redes sociais mais famosas do mundo: o Facebook e o Instagram. 

Ele permite direcionar anúncios para públicos específicos em diversos formatos, dentro da rede social. Você já deve ter notado, ao navegar por sua timeline, posts com subtítulos escrito “post patrocinado” em cinza. São eles! Os famosos anúncios pagos do Facebook.

É quase obrigatório utilizar essa plataforma de anúncios quando se quer aumentar as visualizações das postagens publicadas nessas duas redes sociais. Podemos afirmar que anunciar no Facebook Ads é a maneira mais rápida de chegar nos potenciais clientes e sair na frente da concorrência.

Ao utilizar esse sistema de mídia você tem a possibilidade de desenvolver sob medida o anúncio para a sua marca. São tamanhos e recursos variados, relacionados com o objetivo da divulgação. E o melhor é que a publicidade pode contar com outras informações, como vídeos e imagens, além de textos. 

Agora que você já sabe o que é Facebook Ads, vamos aprofundar um pouco mais nos benefícios dessa ferramenta para realizar uma boa ação de marketing de conteúdo. 

Vantagens de anunciar no Facebook Ads

Além de ser um investimento altamente eficaz (se bem feito), também é personalizável e previsível. Isso quer dizer que você só investe o quanto pode ou o quanto quer e ainda assim terá um serviço do jeito que deseja.

Hoje em dia, em função da grande concorrência e dos algoritmos do próprio Facebook, é muito difícil garantir que os seus posts sejam vistos por todos os seguidores. Aí é que a importância da mídia paga se faz presente. Além de ser notado pelos seguidores, é possível alcançar usuários que não conhecem a sua página. 

Resumindo, veja algumas vantagens de anunciar no Facebook Ads: 

  1. Encontrar pessoas facilmente: você pode escolher o seu público a partir de dados demográficos, comportamentos ou interesses;
  2. Prender a atenção da audiência: os formatos dos anúncios são atraentes e funcionam em todos os dispositivos e velocidade de conexão;
  3. Analisar resultados: ao anunciar no Facebook Ads, você tem direito a relatórios visuais e de fácil entendimento, que mostram como os anúncios trouxeram retorno para o seu negócio.

Veja também: Campanhas Facebook Ads para e-commerce: 5 tipos de anúncios que vendem

Tipos de anúncios do Facebook Ads

No total, são 11 tipos de anúncios com objetivos de campanhas aliadas a reconhecimento, conversão e consideração. A variação entre as campanhas está sempre vinculada ao objetivo delas. Por exemplo, você pode usar para aumentar o engajamento na sua página ou fazer com que os seguidores se envolvam em uma ação específica (como compras).

Dentre todas essas opções, os 4 tipos de anúncios mais utilizados no Facebook Ads são:

  1. Impulsionamento de publicações;
  2. Promover página;
  3. Enviar pessoas para o site;
  4. Aumentar conversões no seu site.

Como usar o Facebook Ads: foco na estratégia

O Facebook Ads é muito acessível a qualquer um que deseja anunciar o seu produto ou serviço na internet. Embora relativamente fácil, é necessário habilidade e conhecimento para obter o resultado esperado.

É imprescindível que o uso da ferramenta esteja alinhado com a estratégia de marketing da empresa. Do contrário, é bem possível produzir campanhas não otimizadas e sem um objetivo claro. 

Existem muitas estratégias que podem ser usadas para obter maior retorno ao anunciar no Facebook Ads. Uma delas é instalar o pixel antes de criar o anúncio.

O pixel do Facebook Ads é um pequeno trecho de código que você deve instalar em seu site para obter informações mais detalhadas, como por exemplo, quantas pessoas acessaram uma determinada parte do seu site e, a partir disso realizaram ações. Além disso, é altamente recomendado que você também:

  • Crie listas de público semelhante e de pessoas que visitaram o site, as quais deverão ser impactadas pelos seus anúncios no Facebook;
  • Contabilize o número de conversões realizadas a partir das suas campanhas do Facebook Ads.

4 dicas para otimizar suas campanhas no Facebook Ads

Vamos esclarecer alguns pontos importantes para configurar e otimizar suas campanhas corretamente. Confira:

1. Defina o objetivo da sua campanha

Ao resolver anunciar no Facebook Ads, comece pela configuração dos objetivos da campanha. Ela deve sinalizar para a plataforma qual é a sua meta. Se a meta for gerar reconhecimento de marca, não adianta usar uma campanha de conversão, nem campanha de tráfego.

2. Segmente seu público

A segmentação demográfica, muitas vezes esquecida, é muito importante. Nesse aspecto, pergunte-se a idade de quem está recebendo seus anúncios é a mesma que seu consumidor ideal possui? A maioria deles é homem ou mulher? Outro ponto importante é a localização: quais localidades trazem melhores resultados e com valor mais baixo? Aposte nestes lugares e, se sobrar orçamento, estenda para outras cidades.

3. Atenção com o raio de alcance das cidades escolhidas

Na hora de escolher as cidades onde o seu grupo de anúncios vai aparecer, tome cuidado com o raio de alcance. Por exemplo, se existem duas cidades que fazem divisa e ambas estão com +10Km, elas irão se sobrepor. O que acontece então? Isso vai fazer você concorrer consigo mesmo. O resultado será um custo mais alto por resultado.

4. Tenha mais de um criativo para cada anúncio

Muitas vezes a resposta para resultados ruins ao anunciar no Facebook Ads não são as configurações da campanha e nem o público escolhido, mas os próprios anúncios mesmo. Assim, crie diferentes anúncios e analise qual criativo traz mais resultados. Aguarde no mínimo 7 dias para fazer essa análise, pause os anúncios com pior resultado e crie novos.

Concluindo, o Facebook Ads é a plataforma mais requisitada por pessoas que querem divulgar a sua empresa na internet utilizando o alcance que as redes sociais proporcionam.

Hoje em dia, é muito raro encontrar alguém que não possua um perfil nessas redes. Por isso, é um campo muito fértil para angariar maior visibilidade. Faça essa experiência!

 

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