Google Analytics para e-commerce: quais métricas são importantes?

O Google Analytics para e-commerce pode entregar estatísticas importantíssimas para o sucesso da sua loja virtual. Todo e-commerce que trabalha para estabelecer domínio no mercado deve avaliar periodicamente o andamento desses dados para realizar ações assertivas. É a era do marketing orientado a dados.

O Analytics é uma das ferramentas do Google que analisa informações do site, metrificando dados sobre os resultados. É tão importante para o marketing, porque “não se gerencia o que não se mede”.

Pensando nisso, o nosso guia irá tirar o seu e-commerce do escuro e te auxiliar a entender as métricas geradas por meio do Google Analytics. Vamos lá?

Como funciona e para que serve o Google Analytics?

O Google Analytics (GA) é uma plataforma gratuita que gerencia e monitora o tráfego de um negócio online. A ferramenta identifica e quantifica acessos, comportamento de usuário e origem de visitas, por exemplo.

Por meio dos dados obtidos através dessa ferramenta, o seu e-commerce mensura de forma certeira o quanto seu público-alvo foi atingido. E assim, caso apresente dados negativos, proporciona uma visão ampla das ações que podem ser realizadas para seu melhoramento efetivo.

O Google Analytics para e-commerce não auxilia apenas na obtenção de estatísticas, mas também demonstra se o seu negócio está alinhado com as pessoas que você deseja atingir, abrindo possibilidades para a otimização que visam sempre mais conversões em vendas.

Como usar Google Analytics no e-commerce

Para que esta ferramenta possa ser utilizada, é preciso ter uma conta gratuita no Google Analytics e informar, nas configurações, que seu negócio trata-se de um e-commerce.

Para que este primeiro passo seja dado, siga as seguintes instruções:

  1. Acesse a área de administrador do site, dentro do Google Analytics;
  2. Selecione o perfil e escolha a opção de configuração para e-commerce.

Além desses dois passos, é importante que você adicione um código de acompanhamento em seu site, pois só assim os seus dados serão captados e transmitidos para o Analytics.

Nos próximos tópicos explicaremos sobre os principais tipos de relatório que são importantes para seu negócio online. Confira:

Os relatório do Google Analytics para e-commerce

google analytics para e-commerce img

Os relatórios do Google Analytics para e-commerce estão disponíveis para consulta dentro do menu Conversions (Conversões). Nele, você encontra:

1. Visão geral

A partir deste relatório é possível obter um panorama dos resultados de um site, por um período específico. Estes podem ser relacionados ao número de vendas, a receita gerada, o valor médio das compras e a taxa de conversão.

2. Performance de produtos

Aqui, você encontra a relação de produtos mais vendidos do seu e-commerce, além de analisar essa informação por categorias, em um determinado período. Portanto, este relatório traz informações riquíssimas para as suas futuras tomadas de decisões.

3. Performance de vendas

Em performance, uma lista com todas as suas vendas e seus respectivos valores, são visualizadas. A avaliação é feita em ordem, conforme o dia em que mais gerou receita, até o que menos gerou.

4. Vendas

Com este relatório, é possível visualizar uma lista de transações e informações referente às vendas, bem como a receita, a quantidade e o frete.

5. Tempo até a compra

Aqui, o Google Analytics para e-commerce permite que o administrador entenda dois pontos de vista dentro do site:

  1. A quantidade de visitas até que usuário finalizar a compra;
  2. O intervalo de tempo entre a primeira vista e a compra.

6. Diagnóstico de website

Existem erros no site? Não se preocupe, o GA irá te mostrar as páginas com problemas e as que precisam de sua atenção. Assim, você consegue ter acesso às páginas que possuem lentidão de carregamento e muita taxa de rejeição, por exemplo, possibilitando a solução de erros.

7. Comportamento do consumidor

Esses dados demonstram a variação do comportamento do usuário (entre os novos e antigos consumidores). Além disso, mostra os padrões de conversão.

8. Performance para mobile

A performance para mobile avalia a performance do seu site em dispositivos móveis. A partir disso, é possível entender onde melhorias são necessárias, com foco na experiência do usuário.

Veja também: Como criar uma campanha na Rede de Display do Google

Principais métricas do Google Analytics para e-commerce

Agora que você já entendeu como funcionam os relatórios do Google Analytics para e-commerce, vamos compreender como as métricas podem auxiliar a sua empresa a se destacar e alavancar vendas, otimizando seus resultados digitais. Veja:

Métrica 1) Taxa de abandono de carrinho

O abandono de carrinho indica que algo de errado aconteceu no meio do processo, certo? Faltou persuasão? A experiência do usuário não foi legal? Frete com valor alto? Causou insegurança no consumidor?

Dentre muitas dúvidas, esse erro não pode passar em branco, afinal, é a saúde do seu negócio que está em jogo. Portanto, o Google Analytics oferece uma aba com a função “Conversões”, onde várias informações sobre o comportamento do usuário estão contidas.

Contudo, por meio dessa ferramenta é possível analisar todo o funil de vendas e entender o que está fazendo com que a taxa de abandono do carrinho seja alta.

Métrica 2) Taxa de conversão

A taxa de conversão é uma informação muito importante para quem trabalha com loja online, pois ela mostra a relação entre a quantidade de pessoas que acessaram o seu site e as que realmente compraram.

Dentro da plataforma você deve entrar na opção “aquisição” e adiante, selecionar “todo o tráfego”.

Métrica 3) Taxa de rejeição

A taxa de rejeição aponta, em percentual, a quantidade de usuários que entram no seu site e saem logo em seguida. Ou seja, esse é um sinal de que você não entregou o que eles realmente estavam buscando.

Essa métrica é de extrema importância, pois através dela conseguimos identificar se estamos sendo capazes de manter o interesse do usuário.

Caso esteja muito elevado, lembre-se de analisar o tempo de carregamento do site, o layout e a sua usabilidade.

Métrica 4) Páginas por visita

Esta estatística analisa o número médio de páginas que o visitante acessa em uma só vez. Em outras palavras, mensura o quão interessado o usuário está em seu site ou produto.

Entretanto, é importante ter cuidado para que este dado não signifique que o seu usuário está tendo problemas em encontrar o que procura. Lembre-se de criar um site intuitivo de fácil acesso.

Métrica 5) Tempo de carregamento

O tempo de carregamento do seu site é essencial para que o seu usuário esteja em uma boa experiência. Além disso, este pode ser um dos fatores para a taxa de abandono de carrinho e do aumento na taxa de rejeição.

Métrica 6) Tempo no site

A identificação de quanto tempo o usuário permanece no seu site está diretamente ligado a uma boa ou não, taxa de rejeição.

Nesse sentido, quanto mais tempo o visitante permanece navegando, melhor e de mais qualidade representa-se a sua experiência.

Métrica 7) Visitantes antigos

Essa informação está relacionada com os usuários que voltam a frequentar o seu site depois da primeira visita. Assim, essa métrica integra-se ao fato de conseguirmos medir e entender melhor o que as pessoas gostaram.

Métrica 8) Geolocalização

A partir da geolocalização, conseguimos mensurar quais as regiões de mais busca, que por consequência, é onde a receita está mais centralizada.

Nesse sentido, as estratégias de negócio podem ser voltadas a estas localidades, além de possibilitar a otimização do site e de seus investimentos.

Métrica 9) Mobile

Com o Google Analytics para e-commerce é permitido analisar por quais dispositivos os seus usuários mais acessam o site (desktop, tablet ou smartphone). Assim, você consegue obter insights para a melhoria da usabilidade, em determinada versão.

Para acessar essas informações acesse “mobile” no painel “overview”.

Métrica 10) Receita por sessão

Para um monitoramento eficiente do seu e-commerce, essa métrica é essencial. Isso porque, ajuda a configurar o custo por aquisição (CPC).

Desse modo, se você possui 50 sessões que geram R$10.000,00 a sua receita por sessão é de R$100,00.

Métrica 11) Ticket médio

O ticket médio é o valor, em média, que o seu usuário gasta em seu site. Para que este dado seja encontrado, um cálculo com o valor do faturamento total dividido pela total de clientes que realizaram a compra naquele período.

Caso este valor esteja abaixo do esperado, organize estratégias de marketing como frete grátis e descontos progressivos, visando aumentar a receita de sua empresa.

Importância do Google Analytics para seu e-commerce

Por fim, o Google Analytics para e-commerce é uma possibilidade de acompanhar o desempenho da sua loja virtual e ainda, monitorar diversas métricas fundamentais para a saúde do seu negócio.

Por meio deste recurso, muitas falhas podem ser encontradas e solucionadas a tempo, a fim de minimizar prejuízos e maximizar os lucros, incentivando resultados cada vez mais satisfatórios.

Ficou com alguma dúvida sobre o Google Analytics? Deixe o seu comentário abaixo! Se gostaria de agendar uma consultoria para entender melhor as métricas do seu e-commerce e alavancar seus resultados, fale conosco.

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