Essa comparação com o mercado financeiro pode parecer exagerada em uma primeira análise, mas quando se conhece o ambiente das vendas online, assim como o mercado de investimentos, não é difícil traçar um paralelo entre eles.
Vender online não é para apostadores. O ambiente do e-commerce costuma favorecer quem investe de forma constante e estratégica.
Depois de muitos anos trabalhando com o desenvolvimento de projetos de e-commerce, já consegui identificar vários perfis de lojistas que buscam nas vendas online um caminho para seus negócios:
#1 O especulador
Tem aquele que nunca vendeu nada na vida, e ouviu falar que o e-commerce dá dinheiro.
Geralmente ele não tem dinheiro para investir e fica pesquisando tudo que encontra sobre e-commerce, sem nunca entrar no jogo. Eu chamo esse perfil de especulador.
#2 O ingênuo
Tem também aquele que tem uma loja física e acha que é só cadastrar os produtos na loja online e sair vendendo. Clamo esse perfil de ingênuo.
#3 O apostador
O terceiro perfil que quero registrar aqui é o apostador.
Ele tem um capital para investir, mas não gosta muito de estudar o mercado e seu único objetivo é ganhar (ver o e-commerce dar dinheiro).
Costuma colocar todas as fichas no mesmo número (com base em alguma referência ou vídeo que viu no YouTube) e nunca mudar a estratégia.
Até busca parcerias com profissionais, mas estes devem seguir suas ordens, pois ele “sabe as manhas”.
#4 O investidor
O quarto e último perfil é o mocinho dessa história, o investidor.
Assim como no mercado de capitais, o investidor sabe que quanto mais ele estuda e aplica os aprendizados, mais perto está de alcançar seus objetivos (que são devidamente mapeados e documentados).
Ele não tem pressa, pois sabe que investir é um trabalho de longo prazo, e que a disciplina e frequência são seus maiores aliados nessa caminhada.
Conclusão
Antes de qualquer coisa, é importante entender como você se comporta hoje em relação ao e-commerce.
Caso ainda não tenha adquirido uma postura de investidor, avaliar o que você precisa fazer para se adequar às regras do jogo, para que o seu negócio online tenha de fato potencial para alcançar os resultados esperados. Do contrário, melhor você apostar na mega-sena 😉
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