Jornada de compra no e-commerce: como otimizar resultados das campanhas?

Você conhece bem a jornada de compra no e-commerce, ou seja, como funciona o comportamento do cliente na sua loja virtual?

Nos dias de hoje, comprar online tornou-se parte de nossa rotina. Não podemos negar que a pandemia de Covid-19 acelerou este processo, que ainda passa por adaptação.

O setor do e-commerce brasileiro fechou o primeiro trimestre de 2021 com crescimento histórico nas vendas. De acordo com o Mastercard SpendingPulse™, que mede as vendas no varejo online e nas lojas em todas as formas de pagamento, as vendas online do Brasil registraram uma evolução de 91,6% ano após ano para o trimestre. Impulsionado pelas imposições de distanciamento social, o mês de março registrou expansão de 84,7% no comparativo com o mesmo período de 2020.

Investir em lojas virtuais é o caminho certo para atingir um público maior e alavancar as vendas. Porém, para que o seu negócio caminhe rumo ao sucesso, é essencial que você entenda tudo sobre a jornada de compra no e-commerce.

É possível enriquecer as suas estratégias por meio do trajeto que um usuário percorre até finalizar uma compra. Se mensurado, esse caminho pode recalcular rotas e tornar o seu e-commerce cada vez mais otimizado e direcionado para o seu público-alvo.

Pensando nisso, separamos tópicos importantes sobre a jornada do consumidor online. Vamos lá?

O que é a jornada de compra no e-commerce?

Em síntese, a jornada do cliente refere-se às etapas que seu usuário percorre em seu e-commerce. Portanto, ela inicia-se quando o visitante descobre o seu produto e demonstra interesse em consumi-lo.

Ou seja, a jornada de compra no e-commerce são as ações que o potencial comprador executa, antes mesmo de tomar a decisão de compra.

É neste momento, inclusive, que você pode estabelecer uma conexão com o usuário, para que ele se torne um comprador fiel de sua marca.

Essa estratégia surgiu após uma pesquisa de mercado que identificou fatores que influenciam diretamente na conversão de vendas. Confira as 4 etapas abaixo:

Os 4 passos da jornada de compra no e-commerce

Cada etapa possui a sua particularidade e sua importância, seja esta para sanar dúvidas ou ainda, para gerar gatilhos mentais e fomentar a finalização da compra.

De maneira sucinta, cada fase possui a intenção de conduzir e alimentar com gentileza e inteligência o usuário, encaminhando e amadurecendo-o até a sua tomada de decisão.

Veja quais as possibilidades de criar campanhas e-commerce e aumentar a suas vendas, abordando com mais assertividade o seu potencial cliente:

1. Alcance

O alcance é a etapa da atração, de como você irá trazer o seu público até a sua página. Bifurcando este trajeto, obtemos duas possibilidades: o tráfego pago e o tráfego orgânico.

Usando uma estratégia de tráfego pago para e-commerce, o recurso de criação de anúncios na pesquisa do Google, no Google Shopping, no Youtube Ads e nas redes sociais, é utilizado. Com isso, é possível gerar mais visibilidade e visitas para sua loja online quase que instantaneamente.

Em relação ao tráfego orgânico, a estratégia básica está em alimentar os motores de busca com boas descrições de produtos e conteúdos relevantes para topo e meio de funil. Assim, os buscadores recomendarão suas páginas aos usuários deles de maneira gratuita.

2. Envolvimento

Após atrair o seu público-alvo, é importante que você envolva-o em relação ao seu produto. Neste estágio da jornada de compra no e-commerce é o momento de encontrar formas de mantê-lo ativo e engajado em seu site.

Nesta fase, utilizar recursos e táticas para que ele não desista da compra é fundamental.

Para começar, certifique-se de que o carregamento do seu site está relativamente rápido e com uma boa usabilidade em dispositivos móveis. Em seguida, crie chamadas de atenção para que o seu usuário explore mais as páginas internas da sua loja virtual.

Resumindo, é importante que seu e-commerce seja atrativo, com um layout agradável e bom funcionamento. Lembre-se de conduzir o seu potencial cliente para a próxima etapa: a conversão.

3. Conversão

E que tal converter todo esse envolvimento em uma ação benéfica para a sua empresa? Esta é a etapa que traz insegurança e dor de cabeça para muitos empreendedores em sua jornada de compra no e-commerce.

A fase de conversão está diretamente relacionada com obter mais informações do usuário e utilizar estes dados para induzi-lo à compra. Assim, dentre as infinitas possibilidades pra isso, você pode oferecer um desconto e em troca, ele informa seu e-mail, por exemplo. Aliás, essa é uma técnica bastante comum.

Feito este cadastro, você poderá adicionar esse usuário em suas campanhas de disparo de e-mails. Enviar ofertas, promoções e novidades costuma aumentar o engajamento do usuário e suas chances de fechar mais vendas.

4. Nutrição

Embora nesta etapa você já tenha conseguido converter o visitante em cliente para o seu e-commerce, o processo ainda não acabou.

Afinal, uma empresa com boa reputação no mercado, costuma manter uma carteira de clientes fiéis e satisfeitos.

A nutrição visa criar um bom relacionamento com o seu cliente, fazendo com que ele volte sempre que precisar de um novo produto.

Essa etapa se torna real com a entrega de e-mails promocionais, excelência no atendimento, programas de fidelidade, dentre outras técnicas. Com isso, cria-se uma relação sólida que aumenta a satisfação constantemente, inclusive gerando indicações.

Ao analisar e otimizar a jornada de compra no e-commerce você consegue observar de perto o comportamento do seu consumidor e, sempre que necessário, criar formas de incentivá-lo a comprar de maneira gentil e eficiente.

O que fazer com visitantes que nunca compram ou abandonam o carrinho?

Abaixo temos uma lista rápida de ações que podem lhe ajudar a reverter esse tipo de problema na jornada do cliente:

  • Ofereça preços mais acessíveis, cuidando para não gerar prejuízos ao caixa ou estoque;
  • Agilize o seu processo de check-out, tornando o mais eficiente e convincente;
  • Ofereça a opção de cálculo de envio, para que o seu usuário não se assuste com o preço do frete e abandone o carrinho;
  • Crie campanhas de remarketing, ou seja, anúncios que “perseguem” o consumidor fazendo com que ele lembre que visitou determinada loja e produto, mas não finalizou a compra. Isso costuma ajudar na retomada da ação.

Por fim, lembre-se de utilizar estratégias voltadas à indução da finalização de compra, tornando a jornada de compra no e-commerce otimizada.

Veja também:

Como atrair mais tráfego para loja virtual com anúncios

Nós já publicamos um artigo que fala sobre a maneira mais rápida de vender na internet. De fato, investir em uma estratégia de tráfego pago é a opção mais ágil pra atingir esse objetivo.

Seu negócio pode investir com inteligência em publicidade paga nas maiores e mais eficientes plataformas feitas pra isso, como: Youtube Ads, Google Ads, Pinterest Ads, Facebook e Instagram Ads.

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Com interatividade e boas segmentações, o tráfego pago para campanhas e-commerce poderá elevar o faturamento, gerando mais clientes todos os dias.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender mais sobre a jornada de compra do consumidor da sua loja virtual.  Se desejar obter ajuda para planejar e investir em estratégias digitais que geram resultados, nós podemos conversar! Agende uma consultoria conosco.

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