Quanto investir em tráfego pago por dia? Respostas para uma pergunta clássica

Quanto investir em tráfego pago por dia é uma pergunta clássica. Quase que diariamente somos abordados sobre essa questão, então nada mais justo do que dedicar um post inteiro sobre isso, concorda? Se essa também é uma dúvida que passa pela sua mente o tempo todo, confira a resposta (e os fundamentos dela) nas próximas linhas.

Se você acompanha nossos posts, já deve ter visto várias dicas sobre tráfego pago aqui e porque ele pode ser uma excelente alternativa para seu negócio crescer na internet. De fato, uma boa campanhas de tráfego pago pode ser aquele impulso que faltava pra sua empresa vender mais.

Mas quanto investir por dia no tráfego pago? Para entender a resposta, você precisa entender o processo. Então vamos lá:

Como saber se devo investir em tráfego pago?

Antes de tudo, será que você precisa investir em tráfego pago? Pra começar, o tráfego pago implica em um investimento nas plataformas de anúncios. Antes de tomar essa decisão, é preciso entender qual é o seu principal objetivo com uma campanha de mídia paga.

De fato, existem outras alternativas, dentre elas o tráfego orgânico, que não demanda investimento em anúncios. Mas em compensação, envolve muita disciplina para construir uma autoridade de marca, estudo de público-alvo e a consciência de que é um trabalho de médio e longo prazos.

No entanto, se você precisa de resultados imediatos e ainda não possui um público fidelizado à sua marca, por exemplo, o tráfego pago entra como uma salvação. Para colocar essa engrenagem em funcionamento, basta definir qual plataforma deseja utilizar para seus anúncios, o objetivo da campanha e a página que pretende usar para receber os visitantes que clicaram em seus anúncios.

Trata-se de uma maneira bem mais simples e rápida de se conseguir visibilidade em comparação ao tráfego orgânico. No entanto, isso não significa que você não precisa ter um planejamento prévio dos valores a serem investidos, nem que não existam riscos ao optar pelo tráfego pago.

Como começar a investir no tráfego pago?

Antes de bater o martelo e definir quanto e onde você irá começar a sua campanha de tráfego pago, é preciso conhecer os fatores que podem afetar o seu desempenho com essa estratégia. Veja alguns deles:

1. O processo não é linear

Desde o princípio do seu negócio, seja ele digital ou não, você deve saber que quando o assunto é venda, nenhum dia é igual ao outro. E quando se conta com o tráfego pago, não é muito diferente. Isso significa que, em um dia você pode vender 100 unidades do seu produto e no dia seguinte, somente 10.

Mas isso significa que o tráfego pago não funcionou ou não valeu o seu investimento? De forma alguma, apenas significa que nem todos os dias você terá o resultado que espera. Existem vários fatores que influenciam nisso, incluindo questões de sazonalidade.

Então separe uma quantia para os anúncios, mas não de maneira que lhe cause prejuízos financeiros, sobretudo se você está começando o seu negócio agora.

Lembre-se que antes de ser uma fórmula de sucesso inquestionável, o tráfego pago é uma ferramenta de marketing como qualquer outra, e pode se adaptar ou não ao que você espera, então esteja pronto para realizar testes.

2. O potencial é grande, mas a concorrência também

Complementando o fator anterior, um dos motivos do seu processo de venda não ser linear, se deve em muito a sua concorrência. Afinal, hoje quase todo mundo está na internet e anunciando, então trata-se de uma verdadeira guerra pela atenção do potencial cliente.

Por isso, lembre-se que para que uma campanha com tráfego pago seja a mais assertiva possível e evite prejuízos, isso dependerá muito de um bom planejamento.

3. Você deve se concentrar na sua realidade

Sabe o case de sucesso daquela pessoa do seu nicho em que você se inspira? Ele pode ser um excelente exemplo para você saber onde quer chegar com o seu negócio. Contudo, é necessário se lembrar que só porque deu certo para essa pessoa, não significa que o resultado se repetirá com você.

Não estamos dizendo que você deve desistir, mas apenas entender que na mesma proporção que histórias de sucesso nos ajudam e inspiram, também podem causar uma falsa impressão de que o processo será fácil e instantâneo.

A verdade é que para a grande maioria das pessoas do seu nicho, mesmo para aquela que você mais admira, dias de luta também existem. Tenha certeza de que, para alcançar os dias de glória, a trajetória foi longa e o lucro esperado provavelmente não chegou logo no primeiro mês.

Então, pode sonhar com a cabeça nas nuvens, mas não se esqueça de manter os pés no chão, concentrando-se na sua realidade hoje e nunca abrindo mão do seu planejamento em anúncios.

4. Somente o tráfego pago talvez não seja suficiente

O tráfego pago pode trazer resultados rápidos e visibilidade para o seu negócio, mas se você não tiver dinheiro para seguir investindo nos anúncios continuamente, em algum momento essa onda de visitas irá parar. E o que fazer para evitar que seus clientes migrem para outra marca?

É aí que entra o bom atendimento, as estratégias de fidelização de clientes, a análise de como está a experiência do usuário no seu site, a aplicação de técnicas de SEO, a presença nas redes sociais, etc.

Enfim, é preciso ter consciência de que tráfego não faz milagres. Não basta captar usuários super segmentados numa ponta, se a outra colocar tudo a perder.

O tráfego pago pode sim ser um grande aliado, mas sozinho ele não trará resultados a longo prazo. Para tirar o melhor proveito de suas campanhas de mídia paga, tenha a “casa preparada” para receber bem as visitas levadas até você.

Veja também:

Quanto devo investir no tráfego pago por dia?

Agora que explicamos como funciona o processo, vamos responder aquela pergunta clássica que trouxe você até aqui: quanto investir no tráfego pago por dia?

O valor mínimo do investimento diário em anúncios dependerá basicamente do tipo de anúncio, do valor cobrado pela plataforma escolhida para anunciar, do período que a campanha rodar e, claro que o tamanho da sua concorrência também influencia nisso.

Tenha em mente que o valor a pagar pelos anúncios a fim de obter resultados depende de vários fatores e, um deles, é que você entra em uma espécie de leilão.

É óbvio que quanto maior o investimento, melhores os resultados, mas desde que exista uma estratégia planejada pra isso.

Apenas abrir a carteira para as plataformas de mídia paga não lhe dá garantia nenhuma de  resultados. É por isso que muitos empreendedores acabam jogando dinheiro fora, porque não traçaram uma estratégia antes de investir em campanhas de anúncios.

Quanto custa anunciar no Facebook?

No caso do Facebook Ads por exemplo, a própria Central de Ajuda para Empresas da rede social explica o quanto é possível investir. Veja:

Você diz ao Facebook quanto quer gastar em publicidade. Então, tentaremos obter o maior número de resultados possível por esse valor. Se quiser gastar US$ 5,00 por semana, você pode. Se quiser gastar US$ 50.000 por semana, também é possível. Observação: alguns tipos de anúncios avançados exigem um valor mínimo de gasto para funcionarem.

Quanto custa anunciar no Google?

No caso do Google Ads, o valor mínimo do investimento depende da sua campanha e por quanto tempo ela estará ativa.

Você também pode definir o custo diário de suas campanhas e, quando o Google identificar que o orçamento diário está baixo para vender o leilão, irá propor novos valores no seu painel.

Se você pretende anunciar na Rede de Pesquisa, por exemplo, o valor do lance no leilão depende do preço da palavra-chave que vai disparar seus anúncios sempre que alguém pesquisar por ela.

No entanto, aqui vai mais uma dica: nem sempre o orçamento que o Google propõe é o ideal. Antes de aceitar a proposta da ferramenta, vale a pena conferir se a campanha está otimizada em outras questões que não apenas o orçamento.

Foque no retorno do investimento que você quer

O mais importante é focar no ROI (Return on Investment) ou seja, no retorno do que foi investido. O ideal é que invista um valor que possibilita você a ter lucros, mesmo que consiga fazer somente uma venda por dia.

Por fim, lembre-se mais uma vez que a fidelização do seu cliente vai muito além do tráfego pago. Com tudo isso em mente, encontrar o que mais faz sentido para o seu negócio nessa jornada será bem mais fácil.

Conclusão

Se a sua pergunta é “quanto devo investir tráfego pago por dia?”, a resposta é: depende.

Primeiro, você precisa definir um valor que não impacte tanto no seu negócio, caso resultados não sejam alcançados com a velocidade que você imagina conseguir.

Em segundo lugar,  estude seu público-alvo para escolher qual a plataforma de anúncios tem mais condições de trazê-los até seu site para evitar custos desnecessários com campanhas em outros lugares.

E o mais importante nessa jornada: crie uma cultura de testes e de análise de resultados. Com isso, você consegue rever suas estratégias e, se necessário, parar com campanhas que não estão dando certo antes que te causem muito prejuízo.

Já sabe por onde começar para definir seus investimentos em anúncios? Comente abaixo! Deseja incluir o tráfego pago na sua estratégia de marketing mas não sabe por onde começar? Fale com a gente.

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