Gestão de tráfego pago para e-commerce: qual a melhor estratégia?

A gestão de tráfego pago para e-commerce pode ser um desafio para os empreendedores que sentem que os resultados de suas campanhas estagnaram. Na verdade, existem muitas variáveis a analisar para entender o que pode ser melhorado nesses casos.

Mas acontece que os proprietários de lojas virtuais (assim como de negócios físicos) são especialistas no seu modelo de negócio e não em anúncios. Isso é perfeitamente compreensível e é praticamente impossível acumular todo tipo de conhecimento para dar conta de tudo que um negócio exige.

O modelo de negócio e-commerce traz a possibilidade de inovação e a facilidade de compra, unindo o útil ao agradável no atual mundo conectado e cada vez mais acelerado.

Porém, diante de tantas métricas a analisar e dos recursos exigidos de uma loja online, também surge a necessidade de gerar tráfego nestes sites. E esse tráfego pode existir de diferentes formas, tanto orgânico, pago, direto ou social.

Neste artigo, separamos algumas estratégias para que você possa entender melhor a gestão de tráfego pago para e-commerce e aumentar as suas oportunidades de vendas. Confira:

O que é tráfego para e-commerce?

O tráfego para e-commerce representa basicamente a quantidade de acessos, ou seja, de visitantes às páginas de uma loja virtual.

Desse modo, quanto mais tráfego você gera, maior serão as suas possibilidades de conduzir o potencial cliente ao final do seu funil de vendas, que é a conclusão do checkout.

Assim, uma boa gestão de tráfego pago para e-commerce leva em consideração tanto o investimento, quanto os canais que são mais vantajosos para o negócio: Google Ads, Facebook Ads, Youtube Ads, Instagram Ads, citando apenas alguns.

Já o tráfego orgânico pode ser fomentado por meio do marketing de conteúdo, através do ranqueamento no Google, da visibilidade nas mídias sociais e de ferramentas como o Google Meu Negócio, por exemplo.

Como funciona o tráfego pago para e-commerce?

A gestão do tráfego pago para e-commerce acontece através dos links patrocinados, conhecidos como campanhas de anúncios.

Entretanto, não existe uma fórmula mágica e há vários tipos de estratégias pra alcançar resultados realmente impactantes nas vendas.

Ou seja, toda a estratégia de anúncios para e-commerce pode variar conforme suas metas, público-alvo, segmento de atuação, etc.

Vejamos alguns canais importantes para gerar tráfego para lojas virtuais, com os quais trabalhamos aqui na Consultores de Tráfego:

1. Instagram Ads

O Instagram Ads proporciona uma maneira de veicular anúncios, de vários formatos, para os usuários ativos nesta rede social. Inclusive, já publicamos um artigo completo sobre o Instagram Shopping que pode lhe ajudar.

O Instagram Ads permite que você impulsione publicações de acordo com seus objetivos, que podem ser desde gerar visitas ao perfil até gerar acessos diretos para sua loja virtual.

2. Facebook Ads

O Facebook Ads possui diversas ferramentas que auxiliam o seu negócio a criar uma campanha mais eficiente.

Desse modo, você pode fazer uma série de personalizações e combiná-las com o seu investimento. Em síntese, o seu anúncio poderá será exibido e recomendado para os usuários que tem interesse nos produtos que você vende.

Veja também:

3. Youtube Ads

Youtube é uma plataforma que não para de crescer. Anunciar nessa plataforma é uma estratégia que você deve levar em conta para o seu e-commerce.

Apesar de para muitos soar como inconveniente, quando um anúncio criativo é mostrado ao público certo, pode gerar vendas e captação de leads instantaneamente.

Mas se você se preocupa em não ser capaz de criar anúncios incríveis para essa rede, veja alguns mitos interessantes sobre o Youtube Ads e talvez mude de ideia.

4. Google Ads

Uma das principais formas para gerar tráfego pago para e-commerce é por meio de campanhas no Google Ads. Você pode, por exemplo, criar campanhas para rede de pesquisa, rede de display, shopping.

No caso de anúncios para a rede de pesquisa, quando o usuário buscar por um produto que o seu e-commerce oferece, o Google recomendará sua loja nos primeiros resultados.

Essa estratégia é muito importante, pois aumenta consideravelmente as chances de clique e de uma possível conversão, pois quem pesquisa já decidiu que quer comprar e está buscando a melhor opção.

Vantagens do tráfego pago para e-commerce

O tráfego pago para e-commerce é um importante canal que acelera a visibilidade da marca e aquisição de clientes. Com isso, quem utiliza anúncios sempre tem maiores chances de retorno nas vendas de seus produtos ou serviços.

Segmentando, testando e otimizando as suas campanhas é possível ser cada vez mais assertivo, permitindo que a sua publicidade seja visualizada apenas por clientes em potencial.

E o melhor disso tudo é a economia: o seu negócio não precisa gastar rios de dinheiros, comparado aos anúncios tradicionais.

Como aumentar a qualidade do tráfego pago?

Mas, então é simples? Invisto o meu dinheiro e o tráfego é gerado como mágica? Na verdade não é assim que funciona. Não basta colocar mais dinheiro nos anúncios. Muito pelo contrário! O seu foco deve ser sempre buscar a otimização para obter o melhor custo x benefício em suas campanhas.

Para começar, as suas campanhas precisam atrair um público segmentado, que são as pessoas que têm mais chances de finalizar a compra. Pra isso, é preciso testar e monitorar sua estratégia de anúncios regularmente, fazendo ajustes sempre que necessário.

Em síntese, construa a sua campanha e monitore as métricas. Os indicadores de desempenho trazem parâmetros importantes que você pode seguir ou não, após analisar o seu cenário real.

Observe com atenção o tráfego gerado, os custos por clique, por lead e por conversão. Essas métricas ajudarão a identificar se os investimentos estão trazendo bons resultados para o seu negócio.

3 formas de otimizar os anúncios do seu e-commerce

1. Defina o objetivo

As plataformas estão buscando, cada vez mais, entregar uma experiência de qualidade ao anunciante e ao usuário. Afinal, quanto mais converter, melhor para ambas as partes.

Por isso, é importante que o tráfego pago para e-commerce tenha um objetivo principal e, mais que isso, uma campanha condizente com o seu foco.

Ou seja, se você precisar gerar mais leads para a sua página de vendas, você deve segmentar por “conversão”. Entretanto, se você busca gerar mais visitantes, você pode selecionar “alcance”.

De acordo com a sua segmentação e construção, os algoritmos irão trabalhar para que os resultados sejam alcançados.

2. Construa um funil de remarketing

Muitas vezes nos interessamos em determinado produto, mas não compramos de imediato, pois algo interrompeu a jornada de compra ou ainda estamos construindo confiança na marca.

Porém, quando estamos navegando em outro site qualquer, por coincidência aquele produto aparece em um anúncio bem na nossa frente. Então ok, isso não é uma coincidência, mas uma campanha de remarketing.

Esse tipo de campanha pode ser “o lembrete” que aquele usuário precisava para voltar e concluir o checkout na loja virtual.

3. Faça testes A/B

Para que o seu anúncio esteja sempre otimizado e gerando bons leads, é essencial fazer testes. Isso porque, por mais que sua campanha esteja indo bem, alterar pequenas coisas pode impulsioná-la ainda mais.

Neste caso, a dica é fazer testes com campanhas diferentes, mudando títulos, imagens, chamadas de atenção e até a página de aterrisagem. Utilize a criatividade e explore as possibilidades (que são muitas).

Especialistas em gestão de tráfego pago para e-commerce

Qual empreendedor não quer ver o sucesso de seu negócio? Nós sabemos disso e separamos com atenção todas as dicas que você viu neste artigo.

Por fim, queremos deixar claro que o tráfego pago é uma porta aberta para a aceleração de vendas e para o impulsionamento rápido e eficaz da sua loja online.

Esperamos ter lhe ajudado a entender algumas das variáveis das campanhas de qualidade. Se precisar de ajuda para impulsionar seus resultados, entre em contato e agende uma conversa com nosso time!

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