5 Mitos dos anúncios no Youtube que comprometem suas campanhas

Talvez sua publicidade em vídeo não decole porque você está se prendendo aos mitos dos anúncios no Youtube.  Mesmo com tantas ferramentas e tecnologias, a criatividade é o fator essencial para determinar se um anúncio funciona bem ou não.

Muitas vezes, a equipe de marketing de uma empresa determina certas regras sobre o que torna um anúncio no Youtube criativo o bastante. Mas às vezes o mais simples e direto, é o melhor. O diferente e inovador, é o que faz mais sucesso.

A verdade está relacionada com o fato de que as marcas de sucesso utilizam estratégias criativas que desconstroem com facilidade a ideia de que “se não seguir o padrão, não dará certo”.

Os anúncios do Youtube podem ser construídos de infinitas maneiras e não há regras que limitem sua criatividade. Para começar, é preciso entender o que você gostaria de assistir. O jogo é simples e complexo ao mesmo tempo, porém explicaremos melhor a seguir.

Os 5 mitos dos anúncios no Youtube que você deve evitar

Antes de tudo, esqueça as regras e os mitos dos anúncios no Youtube que você pode ter conhecido em alguma das “fórmulas prontas para tudo” que existem na internet. Esteja preparado para conhecer, agora, os 5 mitos que engessam sua criatividade e podem comprometer suas campanhas em vídeo:

Mito 1. O sucesso depende da sorte

O sucesso quase nunca, mesmo, está relacionado com a sorte. E no Youtube, não é diferente. Partindo desse princípio, a verdade é que alguns “princípios básicos” podem ajudar a assumir riscos criativos que sejam inteligentes.

No entanto, assumir riscos no Youtube não significa atirar no escuro e perder dinheiro à toa. O ABCD dos criativos (que explicaremos mais abaixo) foi criado à partir de anos de pesquisas e ajudam a descobrir quais elementos geram mais visualizações no Youtube.

Mito 2. Todo anúncio de qualidade deve seguir um estilo padrão

Este também é um mito dos grandes. Não existe um padrão visual específico nos anúncios que trazem bons resultados para todos. Ou seja, tudo depende dos seus objetivos. Porém, existem modelos que representam anúncios logo de cara, enquanto outros nem se parecem com um.

Ainda que princípios criativos possam guiar a sua criação de suas campanhas, nem sempre eles funcionam. Pesquisas já concluíram que é mais importante o que o anúncio diz e como ele faz as pessoas se sentirem, do que o visual e o estilo da propaganda.

Mito 3. Anúncios focados em performance não são muito criativos

Este é outro mito, pois você pode ser criativo e mesmo assim ser objetivo. Muitos anúncios criados por marcas desconstruídas, tornaram-se criativos apenas com CTA’s (chamadas de atenção).

A maneira mais eficiente e criativa de personalizar os anúncios no Youtube é entendendo os interesses do usuário e oferecendo seu produto de maneira direcionada.

As pessoas não odeiam anúncios — elas odeiam anúncios ruins.

Você pode, inclusive, utilizar a psicologia reversa, como dizer a alguém para não procurar sobre determinado produto ou serviço. Automaticamente, o contrário será feito. Já reparou nas campanhas do McDonald’s e Burger King?

Mito 4. Experimentações em campanhas criativas dá muito trabalho

Na realidade, a experimentação pode romper suposições e até trazer diversos benefícios a longo prazo. O mindset para experimentar novidades não precisa atrasar a sua campanha e nem torná-la mais cara. Lembre-se de que experimentações são importantes para reconhecer pontos de falha, aplicar melhorias e otimizações.

Portanto, comece pelo básico. Altere pequenos textos, mude variáveis e observe o resultado de cada um. Desse modo é possível entender com mais clareza os pontos fortes e quais você pode melhorar em seus anúncios.

Mito 5. O comercial de TV sempre funciona bem em qualquer plataforma

E o último da lista dos mitos dos anúncios no Youtube deixa claro que é importante criar um anúncio pensando no digital, onde a disputa pela atenção do usuário é maior.

Esse mesmo anúncio poderá até se encaixar em qualquer plataforma, inclusive na TV. Invista tempo analisando grupos específicos de interesses, contextos e afinidades para atingir o alvo.

O famoso ABCD dos criativos eficientes no Youtube

ABCD dos anuncios no yotube
Fonte: Think with Google

 

Dados apontam que os anúncios no Youtube que seguem o ABCD dos criativos, aumentam em 30% a probabilidade de venda em curto prazo e 17% a longo prazo.

Ao entender o método ABCD, você estará apto para seguir (ou quebrar determinada regra), agindo com mais assertividade e tomando decisões melhores. Vamos a eles:

A. Attract (Atrair)

Atrair e chamar a atenção do usuário desde o início é essencial, pois se o seu anúncio não for atrativo nos primeiros segundos, a chance do visitante abandonar a campanha é gigante.

B. Brand (Marca)

Integre a sua marca naturalmente. Lembre-se: “o bom marketing é aquele que não parece marketing”.

C. Connect (Conectar)

Conecte o seu usuário a uma storytelling, gerando boas sensações e trabalhando o emocional do visualizador.

D. Direct (Direcionar)

Direcione o seu usuário para onde você quer que seja o ponto crucial do anúncio. Defina CTA ‘s que direcionam para o seu objetivo.

Os melhores anúncios do Youtube em 2020

Um estudo realizado pela Kantar revelou a publicidade mais criativa e eficaz em 2020, avaliada pelos próprios consumidores ao redor do mundo.

O material completo contém 20 anúncios em vídeo, veiculados em diferentes países (e os segredos revelados do seu sucesso). Você pode baixar o e-book neste link.

Abaixo, deixamos um exemplo de criativo para anúncio no Youtube, da Samsung, que consta entre os vencedores. Dedicado ao público jovem, em síntese este anúncio (que não parece anúncio) mostra uma forma de passar pelo período de isolamento social causado pela pandemia de forma mais agradável.

Percebe o quanto pode ser simples chamar a atenção do seu público-alvo e gerar sentimentos usando apenas a criatividade para se comunicar com ele?

Conclusão sobre os mitos dos anúncios no Youtube

Por fim, o segredo do sucesso no Youtube está em saber criar a estratégia certa, que nem sempre tem a ver com preocupações excessivas com o cenário do seu anúncio em vídeo.

A maneira mais simples de fazer o certo para seu negócio é buscando o conhecimento. Ressignifique os mitos e seja criativo, construa campanhas cheias de identidade e tire proveito de todas as possibilidades que os anúncios no Youtube permitem.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você. Se desejar alavancar os resultados de suas campanhas no Youtube Ads, entre em contato conosco e agende uma consultoria.

Conquiste novos clientes todos os dias
e aumente as vendas do seu negócio.
Somos especialistas em estratégias de tráfego pago e vamos fazer sua empresa decolar com a internet.

Deixe um comentário