TikTok Ads: vale a pena anunciar nessa rede?

Já pensou em anunciar no TikTok Ads? A rede social, que vem crescendo em ritmo acelerado a ponto de ‘ameaçar’ o Instagram, agora também tem a sua própria plataforma de anúncios.

A publicidade no TikTok pode ser importante para sua marca, caso você veja a plataforma como uma ferramenta de trabalho, e não apenas como entretenimento. Neste artigo, vamos desmistificar o assunto pra ajudar você a decidir se essa nova opção de divulgação é válida para seu negócio. Vamos lá?

Os números do TikTok

Criado em 2016 pela chinesa Bytedance, uma das startups mais valiosas do mundo, o TikTok é uma plataforma de vídeos curtos que primeiramente se tornou um fenômeno entre os jovens de 11 a 15 anos que migraram do Instagram.

Em 2018, 130 milhões de pessoas já usavam a rede social no smartphone. Em 2019, foram criados mais de 10 milhões de vídeos por mês e, em julho de 2021, o TikTok foi baixado 10.734.742 vezes somente na Play Store, assumindo a primeira posição do app mais baixado no mundo.

No Brasil, a Bytedance começou a contratação de pessoal para gerir o TikTok no país, além de investir em cursos e aconselhamento de carreira para digital influencers do app.

No entanto, o público brasileiro ainda é relativamente pequeno em comparação com outros países. Porém, aqui está a grande sacada: existe um mercado potencial a ser explorado e quem dominar a plataforma primeiro, tem mais chances de se destacar.

Vale lembrar que o formato de vídeo é o mais consumido dos usuários, com 68,2%, superando posts nas outras redes sociais e blogs, que retém 66,5% e 51%, respectivamente.

Quem são os usuários do TikTok?

O aplicativo popular está disponível em mais de 150 países e em 75 idiomas. Atualmente, existem 689 milhões de usuários ativos por mês em todo o mundo. E tem mais:

  • O Brasil é o segundo país que mais usa o TikTok no mundo, atrás apenas da China;
  • 32,5% dos usuários do TikTok têm idades entre 10-19 anos; 29,5% entre 20-29 anos; 16,4% têm entre 30-39 anos e 13,9% dos usuários têm entre 40-49 anos. O público acima de 50 anos equivale a 7,1 dos usuários, segundo dados da Comscore.
  • A taxa média de engajamento do TikTok é de 29%;
  • São visualizados cerca de 1 bilhão de vídeos diariamente;
  • 90% dos usuários visitam o aplicativo mais de uma vez por dia;
  • Esses usuários passam, em média, 52 minutos por dia no aplicativo.

O que é o TikTok Ads?

TikTok-ads-anuncios

TikTok Ads é uma plataforma exclusiva do TikTok, criada especialmente para a criação de anúncios, sejam estes em formato de banners ou vídeos publicitários. Esta ferramenta está disponível no TikTok for Business.

Em 2021, vemos que as empresas já começaram a criar suas contas de anúncios na plataforma, e isso inclui marcas como Guaraná Antártica, Coca-Cola e Disney. Com certeza esse movimento não acontece à toa. Estamos diante do enorme potencial e poder de alcance do TikTok.

A criação de anúncios no TiKTok Ads permite uma divulgação segmentada com retorno financeiro não apenas para as empresas, mas também para os perfis profissionais que desejam alavancar sua marca própria.

Vale dizer que o TikTok tem altas taxas de engajamento e seus conteúdos também atingem públicos de outras redes sociais quando compartilhados no Instagram, Facebook, Twitter, etc.

Como anunciar no TikTok Ads?

tiktok for business

Para anunciar no TikTok, o primeiro passo é fazer o cadastro no TikTok for Business e criar sua conta de anúncios.

A conta no Ads é criada gratuitamente e é possível ajustar o orçamento durante as campanhas, iniciar e parar de rodar um anúncio quando quiser. Você também pode escolher o modelo de otimização (CPC, CPM) com preços bastante flexíveis nesse momento.

A boa novidade é que, à partir de agora, o Ads Manager do TikTok já pode ser acessado em Português do Brasil. Ou seja, esta é mais uma pista que indica o potencial do que está por vir aqui no país.

Você precisa escolher o país onde a campanha rodará e informar se sua conta é pessoal ou comercial. Em seguida, basta responder algumas perguntas a respeito da sua conta, incluindo dados pessoais.

Detalhes interessantes

Assim como o Instagram Ad Manager, o TikTok Ads automatiza o processo de criação de anúncios, que inclui a criação, entrega e otimização. A primeira coisa a precisa fazer é instalar o pixel TikTok em seu site.

Uma boa vantagem do TikTok Ads para anunciantes é que não é possível rolar o feed sem assistir o vídeo todo, diferentemente do que acontece em outras redes. Isso significa que as visualizações do seu anúncio não serão um problema.

E mais: a plataforma de anúncios do TikTok oferece a possibilidade de usar criativos mais ousados para contar histórias da sua marca e inspirar ações.

Veja também:

Tipos de anúncios no TickTok

O recursos para anúncios do TikTok estão disponíveis em formato de banners, puchs e vídeos. Você pode utilizar anúncios In-feed, exibição superior, aquisição de marca e desafio de hashtag de marca que incentivam um enorme envolvimento entre os usuários. Vamos a eles:

1. Anúncios In-Feed TikTok

Os anúncios TikTok In-feed são aqueles em vídeo exibidos dentro do feed de notícias nativas à medida que os usuários percorrem a “Página para você”. Eles combinam bem com o feed TikTok e isso torna mais fácil para os usuários rolarem rapidamente por ele.

A criação de um anúncio in-feed em tela inteira atraente impedirá que os usuários o ignorem. Com os anúncios In-feed, os usuários podem curtir, comentar, compartilhar e interagir com os vídeos publicitários da TikTok.

2. Anúncios de aquisição de marca TikTok

Anúncios de aquisição de marca TikTok surgem assim que os usuários abrem o aplicativo TikTok e assumem o controle da tela por alguns segundos e depois se transformam em um anúncio de vídeo In-feed.

Eles também aparecem na “Página para você” como imagens estáticas, vídeos ou GIFFS com links clicáveis ​​que levam a páginas de destino dentro do TikTok. É eficaz para criar conhecimento em massa e impulsionar as vendas, pois os anúncios são exibidos para o público certo.

3. TikTok Top View Ads

Os anúncios de exibição superior da TikTok são semelhantes a aquisições de marcas. A diferença é que os anúncios de exibição superior não cobrem a tela assim que os usuários fazem login.

Eles ocupam a primeira postagem do In-feed após 3 segundos. Ele mostra até 60 segundos de vídeo em tela inteira com reprodução automática e som. Isso ajuda a aumentar a exposição da marca.

4. Anúncios Hashtag da marca TikTok

Hashtag de marca é outro anúncio popular no TikTok. Envolve pedir aos usuários que gravem a si mesmos fazendo algo como uma dança ou fazendo algo alinhado ao produto e postando com uma hashtag definida.

Os anúncios são exibidos na parte superior da página de descoberta. Quando os usuários clicam nas hashtags, isso os leva a páginas de destino no TikTok e uma coleção de outros vídeos do TikToks do mesmo desafio de hashtag. Os desafios de hashtag TikTok incentivam o engajamento e a construção do conhecimento da marca.

5. Anúncios de efeitos da marca TikTok

Os efeitos da marca TikTok permitem que as empresas criem um anúncio com seu próprio filtro personalizado no aplicativo. O anúncio pode durar até 10 dias por vez. É uma maneira divertida de permitir que os usuários se envolvam com sua empresa.

Afinal, vale a pena investir em anúncios do TikTok?

O TikTok está se tornando uma plataforma de publicidade extremamente interessante para as novas estratégias de marketing no Brasil e no mundo. Com ele, você pode criar anúncios que atingirão seu público em diversos países, ajudando a expandir o alcance da sua marca para mais pessoas.

Se você ainda tem dúvidas sobre investir ou não em campanhas de anúncios no TikTok, entre em contato conosco e nós o ajudamos a entender se esta é a melhor opção para seu negócio.

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