Black Friday 2021: 6 dicas de marketing para seu e-commerce

  • Categoria do post:E-commerce

A Black Friday 2021 já tem data confirmada: será no dia 26 de novembro. Esta é uma das ocasiões mais importantes para o comércio brasileiro, perdendo apenas do Natal. Neste post, vamos compartilhar com você as melhores dicas de marketing para aproveitar a data e alavancar as vendas do seu e-commerce.

Antes de tudo, vale à pena conhecer um pouco os números da Black Friday segundo dados da E-commerce Brasil. Por sinal, essas estatísticas são muito interessantes e quem possui uma loja online não pode deixar de conhecê-las. Vamos lá:

  • Em 2020, as vendas no e-commerce foram de R$ 4,02 bilhões em apenas dois dias de campanha;
  • Houve um aumento de 25% nas vendas digitais em relação a 2019;
  • Entre os dias 19 a 27 de novembro, o faturamento foi de R$ 6 bilhões (30% a mais que em 2019);
  • Apenas na sexta-feira (27/11/2020), o faturamento foi de R$ 3,1 bilhões, impulsionado por 4,6 milhões de pedidos.

É muita coisa, não é? Agora imagine o que a Black Friday promete para 2021. A tendência é que o amadurecimento do consumidor e novas estratégias de marketing para comércio eletrônico façam com que esses números batam recordes ano após ano.

Segundo pesquisa da Offerwise, encomendada pelo Facebook, o interesse em aproveitar a data para realizar compras aumentou em 29%, em comparação com o ano anterior.

Produtos mais buscados na Black Friday Brasil

A pesquisa mencionada acima também aponta que 57% dos consumidores entrevistados preferem as compras online. Além disso, 77% deles devem usar seus smartphones como canal de compra em 2021, contra 53% no ano passado.

Na pesquisa, 89% dos entrevistados afirmaram que anúncios publicados no Facebook foram decisivos durante a compra de produtos na Black Friday de 2020.

De acordo com o site oficial da Black Friday Brasil, os produtos mais procurados durante o período são os smartphones, eletrodomésticos e televisores. Veja a tabela completa a seguir:

  • 36,50% – Celular/Smartphone
  • 36,30% – Eletrodomésticos
  • 29,30% – Televisores/Vídeo
  • 24,10% – Informática/Tablets
  • 22,40% – Móveis/Decoração
  • 22,20% – Moda/Vestuário
  • 21,30% – Eletroportáteis
  • 19,20% – Viagens
  • 16,80% – Beleza
  • 12,60% – Livros/Papelaria

Black Friday 2021: dicas de marketing para seu e-commerce vender mais

A dica principal pra você obter mais vendas no seu e-commerce durante a Black Friday 2021 é: prepare-se com antecedência, tanto em questões de infraestrutura e atendimento, quanto em estratégias de marketing.

Esse é o “conjunto fundamental” tanto para conquistar mais visitas para sua loja online, quanto para fechar vendas e entregar os pedidos sem erros e atrasos.

Vamos às dicas de marketing para alavancar as vendas do seu e-commerce durante a Black Friday:

1. Planeje sua pré-campanha

A dica aqui é pensar no que seu e-commerce já pode começar a ofertar, buscando ganhar um reconhecimento do marcado antes que o evento comece de fato. Essa ação é o famoso “esquenta” e tem como foco aumentar a  visibilidade da sua loja virtual, gerando mais chances de potencializar as vendas durante a Black Friday.

2. Analise os concorrentes desde já

Quando o consumidor pensa em Black Friday, a primeira coisa que vem à mente são os preços baixos e as oportunidades de fazer um bom negócio. Ou seja, se você oferecer um produto com preço muito acima do que o concorrente está praticando nesse período, suas chances de vender diminuem.

Para não errar, analise os preços de seus concorrentes com antecedência, a fim de definir as estratégias para chamar a atenção com um preço atrativo. Aproveite e também avalie o valor de frete e o prazo de entrega dos seus principais concorrentes.

Claro que ofertar um produto por um preço muito inferior também não é uma boa ideia. Leve em conta o perfil do seu e-commerce antes de tomar qualquer decisão nesse sentido. Ah, e não vale ‘maquiar os preços’! Dê descontos reais, desde que sejam vantajosos tanto para o cliente quanto para sua loja.

3. Crie uma jornada completa para seu consumidor

Nós já mencionamos a importância da jornada do cliente no artigo “Jornada de compra no e-commerce: como otimizar resultados?” mas vamos relembrar: criar uma jornada completa é pensar em todas as etapas da venda, aplicando ações que encantem o consumidor.

Para começar, estabeleça um relacionamento próximo com o seu público-alvo e tenha o objetivo de atraí-lo até a sua loja virtual. Fique atento a todos os pontos que agradam o seu consumidor ou a qualquer gargalo que o faça perde-lo no caminho.

Você pode conferir as mais variadas métricas do que está dando certo e do que está dando errado no Google Analytics. Inclusive, temos um artigo que trata disso também e você pode acessar aqui: Google Analytics para e-commerce: quais métricas são importantes?

A melhor tática é sempre colocar-se no lugar do seu cliente. Pergunte-se constantemente: “Se eu fosse o consumidor, o que eu gostaria aqui e qual estratégia faria sentido para mim?”

4. Invista na estrutura do site

Investir em marketing digital, criar campanhas em vários canais e apostar em promoções sem ter um site bem estruturado, é como dar um tiro no pé.

Registros recentes do site Reclame Aqui dizem que o segundo motivo de insatisfação dos consumidores na Black Friday costuma ser a má experiência do usuário no site/e-commerce.

Essa má experiência costuma estar ligada a problemas de lentidão, interferências na navegação (excesso de janelas pop-up se abrindo na tela) design mal alinhado que faz o consumidor se perder e, principalmente, a dificuldade em finalizar uma compra.

Então, para evitar reclamações e erros que impactam nas vendas, entre em contato com o seu desenvolvedor ou especialista em marketing com antecedência, peça um diagnóstico completo e aplique as ações necessárias para que seu site esteja preparado para a Black Friday.

5. Planeje sua estratégia de marketing digital

Você deve saber que qualquer ação de marketing demanda tempo para gerar resultados, mesmo que sua estratégia seja 100% baseada no digital. Então, a dica é começar seu planejamento o quanto antes, de preferência com 30 dias de antecedência (no mínimo).

Dito isso, vale à pena incluir as ações de remarketing para pessoas que já compraram na loja virtual nos seus planos. Isso porque, vender para quem já é cliente é mais fácil e barato, mesmo durante a Black Friday.

Comece pela segmentação do seu público, a fim de enviar informações sobre promoções e ofertas do interesse dessas pessoas antes que a Black Friday comece e durante ela também. Para os consumidores que nunca compraram em seu e-commerce, uma boa dica é investir na divulgação daquele seu produto “carro-chefe” com um desconto agressivo.

6. Invista em anúncios para Black Friday

Se você quer aumentar as vendas na Black Friday com marketing digital, os anúncios são seus maiores aliados. Essa estratégia aumenta a visibilidade e o destaque do seu e-commerce, gerando mais oportunidades de vendas e aumento nos lucros.

No entanto, o concorrente pode estar se preparando para anunciar também. Então, tenha em mente que um bom anúncio precisa ter um diferencial diante de outros publicados nas redes sociais ou no Google Ads.

Aposte na criatividade e inovação para se destacar, desperte a atenção do usuário e crie campanhas de anúncios online bem segmentados para não jogar dinheiro fora.

Veja também:

Concluindo, a Black Friday 2021 está chegando e esperamos que as dicas que você viu aqui contribuam de alguma forma para o sucesso nas vendas do seu e-commerce.

Se você ainda não planejou sua estratégia, ainda está em tempo. Se precisa de ajuda com suas campanhas de marketing e tráfego pago para garantir os melhores resultados, nós estamos à disposição. Entre em contato!

 

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