API de Conversões do Facebook: o que muda à partir de agora?

A API de conversões do Facebook tem deixado muitos anunciantes em dúvida. Isso porque, a instalação do Pixel de conversões era mais simples, digamos, pois contava com procedimentos que todos já estavam acostumados. Com a chegada dessa nova regra, muita coisa muda. Neste artigo, esclarecemos tudo.

À partir da chegada do IOS 14, a Apple trouxe funcionalidades que permitem um maior controle do usuário sobre seus dados, especialmente daqueles que são compartilhados com anunciantes e aplicativos.

Com isso, apenas uma pequena parcela dos usuários permitem o rastreio de dados pelo Pixel do Facebook, que acabou se tornando impreciso.

O que é a API de Conversões do Facebook?

A API de Conversões do Facebook é uma ferramenta que permite coletar dados usando o rastreamento do servidor em vez do rastreamento do navegador. É por isso que é considerada mais precisa, já que não é afetada por erros do navegador ou de carregamento de páginas.

Mas afinal, o que a atualização do iOS 14 tem a ver com a API de Conversões? A resposta é que essa atualização criou dois cenários diferentes:

  • Os usuários do iOS 14 podem desligar o rastreamento no navegador;
  • Os dados dos usuários do iOS 14 são limitados para os anunciantes.

É importante saber que essas mudanças entrarão em vigor nos próximos dias e, quando isso acontecer, os anunciantes precisarão ter API de Conversões do Facebook para poder obter os dados das interações dos usuários com seus anúncios.

Todas essas mudanças são um reflexo de como os governos e as plataformas devem tratar os dados dos usuários,  como manda o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) da Europa.

Veja também: Como instalar a API do Facebook com integrações de parceiros?

Como funciona a API de Conversões do Facebook?

Quando um usuário do Facebook clica em um anúncio e vai até o seu site, a API de Conversões do Facebook coleta esses dados e compartilha com você. Ou seja, a API conecta seu site aos seus anúncios do Facebook.

Esses dados são gerados sempre que ocorre algum evento. Um evento é uma ação realizada por um usuário e, essa ação, gera dados que são coletados. Fazer uma compra ou clicar em um anúncio do Facebook gera um evento.

Quando o usuário interage, o Facebook gera um número de identificação (ID) exclusivo para aquele usuário e começa a rastrear seus movimentos, enviando esses dados para o anunciante enquanto mantém a privacidade dele.

Vale dizer que antes de utilizar a API, é preciso ter o domínio verificado e o Pixel do Facebook configurado em seu site ou loja virtual.

O que é possível acompanhar com a API de Conversões?

A API de Conversões permite rastrear dados como:

  • Envio de formulários;
  • Assinatura de e-mail;
  • Compras;
  • Telefonemas;
  • Pagamentos de afiliados;
  • Visualização de Produto;
  • Adição de Produto ao Carrinho;
  • Finalização de Pedido;
  • Finalização de Cadastro, dentre outros.

Diferença entre o Pixel e a API

O funcionamento do Pixel é, basicamente, da seguinte forma:

  1. Gerar o Pixel no Facebook;
  2. Adicionar o código do Pixel no site;
  3. O Pixel coleta as interações do usuário e relata os dados obtidos no Gerenciador de eventos do Facebook;
  4. O Pixel rastreia através do navegador;

No caso da API de Conversões, funciona assim:

  1. O Facebook coleta dados através do pixel;
  2. O anunciante coleta dados através da API de Conversões;
  3. A API rastreia através do servidor e não do navegador.

Vantagens e desvantagens da API de Conversões

Já que todo anunciante deve se preparar a API de Conversão, vale a pena conhecer quais são os prós e contras dessa mudança:

Vantagens:

  • Identifica os usuários com um ID único, protegendo sua privacidade;
  • Não depende de cookies, nem de navegador ou de outros dados de terceiros;
  • É muito mais preciso, rastreando os resultados das campanhas de anúncios;
  • Funciona tanto on-line, quanto off-line;

Desvantagens:

  • Não é possível identificar os usuários do Facebook;
  • É necessário verificar o domínio do site ou loja virtual para que a API funcione.

Veja também: Anúncios no Facebook: 6 dicas valiosas para ter mais resultados

A API de Conversões é obrigatória?

Sim, à partir da atualização do iOS 14, para todo anunciante do Facebook. Essa ferramenta fornece informações precisas e detalhadas sobre como suas campanhas de anúncios trazem resultados de fato.

Configurar e usar a API de Conversões vale muito a pena, mesmo que num primeiro momento seja complicado entender como funciona esse processo.

Se você precisa de ajuda para configurar e instalar corretamente a API de Conversões, conte com nosso time de especialistas. Entre em contato!

 

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