Instagram Ads: o que é, motivos para usar e tipos de anúncios

O Instagram Ads é a plataforma de anúncios do Instagram. É através dessa ferramenta que qualquer empresa encontra a possibilidade de anunciar dentro da rede social e alcançar seu público-alvo de forma estratégica. Neste artigo, você encontra os detalhes que precisa conhecer para sanar suas dúvidas sobre esse assunto. Vamos lá?

Os anúncios criados no Instagram Ads podem aparecer no feed ou nos Stories da rede social e são criados no gerenciador de anúncios do Instagram, que faz parte da plataforma de anúncios do Facebook.

É possível criar campanhas segmentadas no Instagram que vão atingir em cheio o perfil do público que sua empresa deseja impactar. Nessa segmentação, você poderá definir características como:

  • Localidade;
  • Interesses;
  • Faixa etária;
  • Gênero;
  • Comportamentos.

Se você deseja alcançar mais visibilidade, seguidores, leads e clientes, os anúncios do Instagram são uma excelente opção para lhe ajudar a alcançar esses objetivos.

Veja também: Instagram Shopping: como criar sua loja e dicas para vender mais

Motivos para usar o Instagram Ads

Existem diferentes motivos para usar o Instagram Ads, mas os principais deles sempre tem como objetivo auxiliar as empresas a alcançarem:

  • Tráfego para o site ou e-commerce;
  • Aumentar o reconhecimento de marca;
  • Gerar leads para o negócio;
  • Vender produtos e serviços.

Diante disso, vem a pergunta: será que você está investindo em sua estratégia de marketing em mídias sociais?

Anunciar no Instagram devem ser uma parte importante de tudo o que você faz em marketing. E se você ainda não está convencido, temos alguns números para mostrar sobre a rede social:

  • O Instagram tem mais de 1 bilhão de usuários ativos todos os meses;
  • Todos os dias são cerca de 100 milhões de fotos e vídeos compartilhados;
  • O valor médio do pedido para usuários do Instagram é de R$ 371,15 segundo estudo da Shopify;
  • Anúncios do Instagram oferecem altas taxas de conversão em comparação com outras redes sociais.

Quanto investir no Instagram ADS?

Mas afinal, quanto custa investir no Instagram Ads? Em média, os anúncios do Instagram podem custar entre R$ 1,15 a R$ 38 por dia. Mas o valor definitivo depende do modelo de lance, como Custo por Clique (CPC) ou Custo por cada Mil Impressões (CPM). O índice de qualidade do seu anúncio aos olhos da plataforma também influencia no orçamento.

O custo por clique (CPC) pode variar entre R$ 1,15 a R$ 11,40. Para CPM, os anunciantes pagam em torno de R$ 38 a cada 1000 impressões. Mas claro que esta é uma estimativa básica, apenas pra você ter uma breve noção de custos ao anunciar no Instagram Ads.

As principais variáveis para definir quanto vai custar sua campanha no Instagram são:

  • Qualidade dos criativos;
  • Segmentação correta e engajamento do seu público-alvo;
  • O quanto sua marca é conhecida;

Se você não tem experiência nessas questões, vale a pena contratar um gestor de tráfego para Instagram. Nosso time pode te ajudar com isso, pois temos certificações e experiência comprovada gerenciando mais de 6 dígitos em anúncios para empresas de diversos segmentos.

Tipos de anúncios do Instagram Ads

Antes de mostrar a lista de tipos de anúncios do Instagram, é interessante você saber que ao utilizar o Gerenciador de Anúncios, toda vez que você for criar suas campanhas será possível ver uma prévia de como o seu criativo aparecerá para os usuários da rede social.

A vantagem disso é ter uma noção melhor e mais direta do quanto seu anúncio está interessante e, também, se o criativo está configurado nas dimensões corretas.

tipos de anuncios instagram ads

Você já deve ter reparado que todos os anúncios do Instagram possuem um ícone de Patrocinado. Além disso, eles podem conter um botão de chamada para ação (CTA) logo abaixo da imagem, como “Saiba mais”, “Cadastre-se”, etc.

Dica: Os anúncios do Instagram também podem ser exibidos no posicionamento Explorar. No Explorar do Instagram, as pessoas podem descobrir contas que ainda não seguem.

Enquanto os anúncios em vídeo possuem maiores taxas de engajamento, os anúncios de carrossel e imagem estática oferecem custos mais baixos.

Para saber qual aparência o seu anúncio terá, depende do formato que você escolher. Esse formato pode ser imagem única, vídeo ou carrossel. Você também pode definir onde seu anúncio aparecerá, se ele será visto no Stories ou no feed. Abaixo temos a lista de formatos de anúncio no Instagram Ads:

  • Imagens;
  • Vídeos;
  • Carrossel;
  • Instagram Stories;
  • Vídeo in-stream;
  • Reels;
  • Loja do Instagram

Certo, agora você tem a lista de tipos de anúncios no Instagram, então vamos explicar melhor como funciona cada um deles:

1. Anúncios de Imagens

Neste tipo de anúncio do Insta, você pode usar uma imagem única. Essa imagem pode aparecer no formato quadrado, paisagem ou vertical.

Vale a pena ter um criativo chamativo ao usar esse tipo de anúncio, para não passar desapercebido, principalmente no feed. Basta seguir o que diz o Facebook sobre as melhores práticas para anúncios de imagens e tudo certo.

2. Anúncio em Carrossel de Imagens

Ao escolher a opção carrossel, você pode usar o criativo do anúncio do Instagram que aparecerá no formato quadrado ou vertical, seja no Feed ou nos Stories.

3. Anúncio no Instagram Stories

Neste tipo de anúncio, é recomendável usar um ativo de tela cheia vertical. Os anúncios do Stories aceitam as dimensões de fotos e vídeos também para posicionamento do feed. Com isso, você pode carregar tanto uma foto única quanto um vídeo de até 120 segundos, sendo a taxa de proporção entre as opções: 9:16, 16:9 e 4:5.

4. Anúncio em Vídeo in-stream do Instagram

Para este tipo de anúncio também é recomendado usar um ativo de tela cheia vertical. Nele, você pode usar qualquer criativo de vídeo com até 15 segundos de duração.

5. Anúncios Reels

Para quem prefere anunciar no formato Reels do Instagram, vale saber que neste caso só podem ser utilizados ativos criativos verticais em tela cheia.

6. Anúncios Loja do Instagram

Os anúncios neste formato podem ser criados nos formatos imagem única, carrossel ou coleção e os anúncios aparecerão no formato de imagens quadradas 1:1. Além disso, esse tipo de anúncio direcionarão as pessoas para a página de detalhes do produto do seu site.

Vale a pena anunciar no Instagram?

Se você quer que sua empresa ganhe visibilidade e feche mais vendas, sim, vale a pena anunciar no Instagram. A única questão é que não basta investir um bom valor e acreditar que isso dará resultados. É preciso, sim, adquirir conhecimento, planejar e segmentar suas campanhas do jeito certo se você não quiser desperdiçar tempo e recursos.

Se ficou com alguma dúvida, deixe um comentário! Se precisa de ajuda de um especialista em Instagram Ads, agende uma conversa sem compromisso com nosso time!

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