O que é uma campanha de Rede de Display do Google?

Quer saber o que é uma campanha de Rede de Display do Google, como ela funciona e quais são seus formatos? Continue a leitura, e descubra mais sobre como implantá-la na sua estratégia!

Reparou que a imagem que ilustra esse artigo não é por acaso? Perceba que a leitora está consumindo o conteúdo de um jornal e há vários anúncios publicitários mostrando roupas, sapatos e outros produtos ganhando destaque nas páginas.

Se analisarmos bem, isso é praticamente o mesmo que acontece nos dias atuais. Existe uma infinidade de sites com conteúdo do nosso interesse que, quando acessamos, somos impactados por anúncios. A diferença é que hoje em dia isso acontece em ambiente digital.

Pois é, você acaba de descobrir com uma analogia como funciona a rede de display do Google. Mas vamos além e explicamos alguns detalhes sobre as campanhas de anúncios que aderem a este formato.

O que é a rede de display do Google?

Basicamente, a rede de display do Google é um tipo de parceria entre o gigante de buscas e uma rede de sites e apps para veiculação de anúncios.

Esses sites e aplicativos oferecem seus espaços de mídia para que as marcas que utilizam o Google Ads possam atrair mais leads. Com isso, esses sites ganham um percentual do que é pago ao Google Ads, através do programa de parceiros Google Adsense.

Graças a possibilidade de uma boa segmentação e seu formato chamativo que geralmente envolve banners e vídeos, esse tipo de anúncio costuma render um ótimo retorno.

Mas quais as diferenças entre os anúncios em display e na rede de pesquisa? Qual é mais efetivo e como fazê-lo? Saiba a seguir:

Diferença entre a rede de display e a rede de pesquisa do Google

Você já deve saber que a rede de display do Google não é a única forma de anunciar por meio do Google Ads. Também existe a rede de pesquisa, quando a marca paga para que seu nome apareça nos resultados de uma busca.

A diferença entre a rede de display e a rede de pesquisa do Google está no foco de cada uma. Enquanto a rede de display envolve a navegação do público-alvo em algum site ou aplicativo parceiro, a rede de pesquisa é focada nas palavras-chave que a persona digita ao efetuar uma busca.

Sabe aquele anúncio que aparece quando você entra em um portal de notícias e coincide com aquele celular que você tanto deseja comprar? Pois é, a aparição dele não é mera coincidência, é simplesmente o algoritmo da rede de display agindo com base nos seus interesses e comportamento de consumo.

Veja também: Como criar uma campanha na Rede de Display do Google

Categorias de anúncios na rede de display do Google

A rede de display é capaz de gerar um alto fluxo diário de tráfego, ou seja, as chances da sua audiência visualizar os anúncios são muito altas.

Agora que você já entende a base de como funciona o mecanismo da rede de display Google, resta saber mais sobre as categorias disponíveis para anunciar nos parceiros do Google:

Anúncio de imagem

Quando o assunto é publicidade, uma boa copy com certeza faz toda a diferença, mas por vezes, uma imagem é capaz de falar mais do que mil palavras. A vantagem da imagem é que ela converte mais.

O anúncio de imagem é uma das opções que mais se destacam na rede de display, podendo ser adaptada ao formato e ao tamanho que melhor se adequar à estratégia da sua marca.

No Google Ads, é possível criar diferentes formatos de anúncios de imagem para seus anúncios. A desvantagem é que alguns anunciantes criam banners considerados invasivos pelos usuários, ocupando um bom pedaço da tela e atrapalhando a navegação. Então, é preciso cuidado para não exagerar e acabar gerando o efeito contrário.

Anúncio de vídeo

O Youtube também faz parte da rede de display do Google, você sabia? Com milhões de usuários ativos (e crescendo) todo mês, a rede social é uma alternativa que vale o investimento.

No Youtube, as campanhas podem ser feitas no estilo banner, aparecendo no rodapé dos vídeos ou na barra lateral. Campanhas em vídeo também são uma excelente opção para exibir sua marca ao público-alvo que costuma assistir muitos conteúdos em vídeo.

Veja também: 5 Mitos dos anúncios no Youtube que comprometem suas campanhas

Anúncio de texto

Só porque uma imagem é capaz de cativar com um belo design e combinação de cores, o papel do texto publicitário não perde o valor. Inclusive, é possível veicular campanhas com anúncios de texto na rede de pesquisa e na rede de display ao mesmo tempo.

Nos sites parceiros do Google, o anúncio fica posicionado em locais estratégicos das páginas, de forma a aparecer com facilidade para o usuário. Apesar da falta de recursos gráficos, se a redação for bem pensada a sua efetividade pode ser tão grande quanto a de um anúncio visual.

Anúncio de mídia rica (Rich Media)

Na publicidade nem o céu é o limite quando se trata de anúncios online. Se sua marca quiser inovar e chamar a atenção com a rede de display, você pode optar pela utilização de formatos mais criativos, como carrosséis ou animações que possibilitam, inclusive, que o usuário selecione a visualização que prefere.

Aqui estão algumas dicas úteis para implementar anúncios rich media com sucesso:

  • Use animações;
  • Certifique-se de que os anúncios não são intrusivos;
  • Use-os para aumentar a conscientização sobre sua marca.

Conclusão

É importante lembrar que o valor diário de investimento em anúncios na rede de display pode variar, mas jamais irá ultrapassar o valor do orçamento total da campanha no período escolhido.

Separe um tempo para mensurar os resultados de suas campanhas e mantenha uma frequência de checagem para se certificar que está atingindo o efeito desejado.

Conseguimos esclarecer o que é a rede de display do Google? Se ficou com alguma dúvida deixe um comentário. Se precisar de ajuda para criar suas campanhas, conte com o time experiente da Consultores de Tráfego. Nos chame para uma conversa.

 

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