Procurando estratégias de marketing para e-commerce para aumentar as vendas no final de ano? Neste artigo, esclarecemos os principais pontos para ter sucesso em suas campanhas e também deixamos algumas dicas importantes. Acompanhe:
Com o final de ano e as datas comemorativas que se aproximam, as compras online aumentam consideravelmente. Portanto, essa é uma das épocas que o marketing para e-commerce deve ser explorado ao máximo, visando aproveitar a alta da demanda.
Para os lojistas, o Natal, o Ano Novo e a Black Friday, são possibilidades de alavancar as vendas via Internet.
No ano passado, por exemplo, as compras no comércio eletrônico aumentaram 34% em Novembro e Dezembro, se comparado aos demais meses do ano.
Estratégias de marketing para e-commerce
Sabendo da importância de tudo isso, separamos algumas estratégias para que o seu e-commerce venda mais e maximize os resultados. Vamos lá:
1. Kits de produtos
Incentivar a compra de kits é uma boa estratégia para aumentar o valor da compra final de seu cliente. Isso vale não apenas no final de ano, mas sempre que possível.
Você pode inovar e separar kits exclusivos para essa data, além de oferecer descontos para quem compra mais itens em seu e-commerce.
Lembre-se de que a criatividade é a melhor amiga de seu negócio. Assim, busque fazer diferente e atrair o público com embalagens personalizadas e visivelmente agradáveis.
2. Guias de presentes
Uma ótima estratégia de marketing para e-commerce é a criação de listas com sugestões de presentes. Veja algumas ideias:
- Produtos perfeitos para presentear a família no Natal;
- 10 opções de presentes incríveis por até R$100;
- Itens que todo amigo secreto gostaria de ganhar.
Aproveite para criar publicações atrativas nas redes sociais, que gerem engajamento e levem o seu público até o e-commerce, aumentando as chances de compra.
3. Vídeos
O consumo de vídeo cresce exponencialmente no Brasil. Portanto, para que o seu marketing para e-commerce aproveite isso a seu favor, use e abuse deste formato.
Uma dica valiosa é fomentar o consumo por meio de vídeos dinâmicos e que conversem com os seus seguidores. Você pode mostrar o que há em promoção na sua loja, por exemplo.
Vale ressaltar que a publicação de explicativos também são importantes, visto que passam credibilidade. Ajudar as pessoas a entenderem como usar algum produto que você vende é sempre uma boa ideia.
Dica extra: Anúncios em vídeo trazem um resultado 48% mais positivo em relação aos links patrocinados estáticos.
4. Ações com influenciadores digitais
Se o seu e-commerce possui uma persona jovem e que está mais integrada às mídias, contratar um influenciador para divulgar seu site pode ser uma estratégia e tanto.
Sabendo identificar a pessoa exata para divulgar seus cupons, promoções e produtos, você pode elevar o tráfego do e-commerce e expandir as suas vendas, com muita rapidez e eficiência.
5. Descontos por tempo limitado
Essa é uma estratégia muito utilizada em marketing para e-commerce, visto que a sensação de escassez gera um gatilho emocional, induzindo o público à compra.
Você pode aproveitar o fim de ano para lançar descontos e promoções com esse ‘senso de urgência’ e alavancar as vendas com rapidez.
6. Campanhas de contagem regressiva
Possuir uma contagem regressiva para estipular o início e o fim de suas promoções é uma estratégia de marketing para e-commerce que costuma funcionar bem.
O seu negócio pode enviar alertas por e-mail, contagem nos stories do Instagram e até banners no site avisando quantos dias faltam para o fim de sua campanha promocional.
Tudo isso pode motivar e incentivar o seu público a tomar a decisão com mais facilidade e rapidez.
7. Iscas digitais
Captar leads com antecedência e nutri-los para o final de ano sempre vale a pena. Através de iscas digitais, você induz que seu visitante se cadastre em um formulário para receber benefícios posteriormente. Isso pode incluir um desconto especial na primeira compra, por exemplo.
Com estes leads que se cadastraram você pode inovar as estratégias e assim, criar anúncios que avisam quando seu e-commerce estará com novidades.
8. Gamificação
A utilização de estratégias de gamificação permite que seu negócio explore e aumente as vendas no final de ano.
A gamificação nada mais é que a recompensa por determinada ação que o usuário teve no seu site.
Na prática, você pode bonificar, com um sistema de pontos, aqueles clientes que compram com frequência em seu e-commerce, ou ainda, disponibilizar cupons de descontos pela interação em suas redes sociais.
Foque no cliente, em todos os canais
Em casa, o e-commerce disputa a atenção com diversas outras situações, você concorda? Em outras palavras, o consumidor pode voltar várias vezes até a sua loja, mais ou menos seguro de sua decisão.
Portanto, para que sua estratégia de marketing para e-commerce seja eficaz, lembre-se de considerar a jornada não-linear de compra.
Em síntese, é essencial tornar a experiência do usuário a melhor possível, permitindo que ele volte a comprar de onde parou, por exemplo. Por fim, avalie com carinho os pontos que podem levar o seu cliente à desistência do carrinho e centre-se em ajudá-lo a agilizar sua tomada de decisão.
E então, como estão suas estratégias de marketing para e-commerce? Converse com nosso time e veja como podemos ajudar você a atingir o próximo nível em faturamento.