Se você já usou ferramentas de comparação de preços como Buscapé e Zoom, não será difícil entender o que é o Google Shopping.
O Google Shopping foi estrategicamente pensado para atingir os usuários de compras online, uma tendência que se transformou em realidade em pouco tempo no mundo inteiro.
Com a estreia da ferramenta, o Google agregou ainda mais valor à experiência do usuário que pesquisa pelos mais variados itens e compara preços antes de comprar.
Além disso, o usuário sai ganhando enquanto os concorrentes se veem obrigados a melhorar suas campanhas de anúncios, preços e prazos de entrega, para disputar sua atenção e fechar vendas.
Com o Google Shopping, o consumidor ganhou mais uma possibilidade de comparar preços e analisar os produtos através dos resultados da pesquisa.
Com a crescente expansão de lojas virtuais e do acesso à internet em todo o Brasil, as ferramentas de comparação de preços se tornam muito úteis. Por isso, ter um e-commerce visível no Google Shopping é essencial para o desenvolvimento do seu negócio.
O que é o Google Shopping?
O Google Shopping é a vitrine virtual da sua loja no próprio Google. Nele estão contidos produtos relevantes, que respondem às pesquisas do usuário.
Dados apontam que empresas são capazes de converter 130% a mais com anúncios no Google Shopping, comparado a outras publicidades. Se sua campanha for bem configurada e otimizada, as vendas do seu e-commerce tendem a crescer exponencialmente.
Como funciona o Google Shopping?
O Google Shopping entra em ação quando o usuário faz uma pesquisa. A partir daí, os produtos (com imagem, preço e descrições) aparecem no topo da página principal.
Ao clicar na aba “Shopping” ou, navegando entre as imagens, é possível clicar no botão “ver tudo”.
Em qualquer dessas duas opções, o usuário é direcionado para uma página do Google Shopping onde é possível realizar pesquisas mais específicas, buscando produtos filtrados por categoria, preço, marcas, etc.
Caso o potencial cliente se interesse pelo produto, ao clicar nele, será redirecionado para a página oficial da loja online para saber mais sobre o item e realizar a compra.
O Google Shopping é grátis?
Até março de 2020, a ferramenta era 100% integrada ao Google Ads. Mas em abril, foi divulgada a “listagem gratuita” (inclusão de produtos sem cobranças). Essa opção começou a valer no Brasil em outubro de 2020.
Assim, o Shopping é baseado nos atributos dos produtos. É com base nesses dados que a plataforma entende em quais pesquisas deve exibir os itens da loja virtual.
É importante ressaltar que mesmo com a modalidade “listagem gratuita”, os primeiros resultados que aparecem sempre serão destinados aos anúncios pagos.
Ou seja, na aba “shopping”, há duas classificações:
- Os produtos com publicidade paga aparecem no topo;
- Os produtos classificados de maneira orgânica (modalidade não-paga) aparecem na sequência.
Os produtos que são elencados pela modalidade gratuita (orgânica), são classificados conforme a sua relevância e histórico de pesquisa do usuário. Já os patrocinados, além destes parâmetros, também são classificados conforme os lances pagos.
Veja também: Google Analytics para e-commerce: quais métricas são importantes?
Quais as vantagens do Google Shopping?
Com o Google Shopping, seus produtos ganham visibilidade, mas esta é apenas uma das vantagens. Dentre outros benefícios, sua loja online terá acesso a:
- Contato com um público qualificado, que está buscando ativamente por produtos do seu nicho;
- Aumento do tráfego da sua loja virtual;
- Aumento das taxas de conversão;
- Impulso importante para negócios que estão começando a vender online.
Como se cadastrar no Google Shopping?
Existem três passos essenciais para começar a exibir seus produtos no comparador do Google. Confira as etapas abaixo:
Passo 1: Crie uma conta no Google Merchant Center
- Acesse o Merchant Center e clique no botão “primeiros passos”;
- Faça o login com a sua conta do Google (é interessante que você utilize o mesmo e-mail para todos os seus cadastros);
- Preencha um formulário com as informações solicitadas sobre a sua loja virtual;
- Selecione a opção “no meu website” para que as pessoas sejam redirecionadas para concluir a compra em seu e-commerce;
- Aceite os termos e clique em “criar conta”.
Passo 2: Verificação do domínio da loja virtual
Antes de começar esse passo, lembre-se de que cada plataforma de e-commerce possui um local específico para adicionar o código de verificação que será gerado aqui. Vale à pena conferir onde fica localizado esse campo na plataforma que você utiliza.
- Após criar a sua conta no Google Shopping, clique no botão ‘continuar”;
- Em “website” selecione a opção “Fornecer URL do site” (informe o site para qual o Google Shopping deve redirecionar o usuário interessado no seu produto);
- Copie e cole a URL da sua loja virtual com “https://” e clique em salvar;
- Agora verifique o seu domínio, selecionando a opção “tenho acesso ao meu servidor”;
- Em “escolher método” de verificação, clique em “adicionar uma tag HTML em minha home”;
- Selecione o código gerado, abra uma nova aba do seu navegador (mantendo a página do Merchant Center aberta);
- Na nova aba, faça o login no painel de administrador do seu e-commerce;
- Cole o código copiado na etapa 6 no campo solicitado;
- Volte à aba Merchant Center e clique em verificar URL;
- O último é reivindicar a sua URL para que a conexão entre o seu e-commerce e o Google Merchant Center seja autorizada.
Passo 3: Configuração do feed dos produtos
A configuração do feed, nada mais é do que a lista de seus produtos. Essa listagem deve cumprir os pré-requisitos exigidos pelo Google Shopping, incluindo códigos, títulos, disponibilidade, preços e condições.
Vamos ao passo a passo dessa etapa:
- Em sua conta Merchant Center, acesse “produtos” no menu principal;
- Em seguida, selecione a opção “criar feed de produtos”;
- Configure informações básicas como o país e o idioma;
- Selecione a opção “surfaces do Google”, para que seu produto apareça no buscador;
- Preencha o formulário com dados como o fuso horário e o arquivo do catálogo de produtos;
- Clique em “criar feed” e comece a mostrar seus produtos no Google!
Saiba mais sobre o feed de dados neste vídeo, produzido pela equipe do Google:
Como anunciar no Google Shopping?
Feito o processo de cadastro completo, vem a próxima fase: aparecer nos resultados de busca do Google Shopping.
Conforme você viu, existem duas possibilidades para aparecer pelo Google Shopping:
- Pela listagem gratuita;
- Pela integração do Google Ads com o Shopping.
1. Através da listagem gratuita
Pela listagem gratuita do Google, você deve estar logado em sua conta Merchant Center e acessar “growth”, depois clicar em “gerenciar programas”.
Em seguida, clique em “listar seus produtos online gratuitamente”. Como o domínio já foi verificado durante o cadastro, basta aceitar os termos e condições e clicar em “ativar”.
2. Através de anúncios
Para mostrar seus produtos no Google Shopping com tráfego pago, você deve vincular a sua conta do Google Shopping com o seu painel do Google Ads:
- Acesse “gerenciar programas”;
- Clique em “anuncie os seus produtos”;
- Como o domínio já foi verificado durante o cadastro, as opções “website” e “produtos” estarão preenchidas;
- Na “conta do Google Ads” acesse “vincule sua conta”;
- Para concluir essa integração, acesse o seu painel de administrador do Google Ads e aprove a solicitação (vide em notificações);
- Por fim, retorne à aba “Merchant Center” e ative a sua publicidade.
Veja também: Consultoria de tráfego pago: o que é, e por que contratar uma?
Dicas extras sobre o Google Shopping
Se interessou pelas vantagens que esta ferramenta pode oferecer para seu e-commerce decolar? Ótimo! Mas não esqueça de que o Shopping do Google, sozinho, não faz milagres. É preciso comprometimento e algumas estratégias extras para obter resultados expressivos de verdade:
1. Use imagens de qualidade
Você só tem uma chance de chamar a atenção do usuário, pois o Google Shopping exibe apenas uma foto do produto na aba do comparador. Então, capriche na qualidade dessa imagem para cada um dos produtos.
2. Aplique ao menos o básico de SEO
Não basta completar os campos exigidos pelo Google Shopping. É indicado, também, usar estratégias de SEO para mostrar as principais informações dos produtos, de forma que estejam alinhadas com as buscas que seu público-alvo faz.
Você sabia que, mesmo que os títulos do Google Shopping permitam até 150 caracteres, apenas 70 são exibidos de fato? Se o usuário estiver olhando seus produtos através um smartphone, ele verá apenas 55 caracteres. Percebe o quanto é importante focar nesse detalhe na hora de escolher um título de produto?
As táticas de SEO podem somar esse tipo de detalhe ao seu negócio, então vale à pena aprender pelo menos o básico para não errar.
3. Observe seus concorrentes
Provavelmente você já faz isso (é quase inevitável) e seus potenciais clientes também. No Google Shopping, seus produtos serão comparados com muitos outros.
Analise as ofertas deles e veja se existe a possibilidade de criar promoções para se destacar. Utilize frases de impacto como “X% de desconto” ou “Frete grátis”, por exemplo. Esse tipo de chamada costuma chamar a atenção do usuário e incentivá-lo a comprar.
Concluindo, neste artigo você descobriu um pouco mais sobre o que é o Google Shopping, as vantagens dessa ferramenta e os primeiros passos começar a expor seus produtos para os usuários que estão buscando por eles. Também conheceu algumas dicas extras que infelizmente ainda passam desapercebidas por muitos proprietários de e-commerce.
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Se desejar alavancar as vendas da sua loja online através de anúncios segmentados e otimizados, agende uma conversa conosco.