O que é tráfego pago, como funciona, quem precisa dele?

Muitos ainda têm suas dúvidas sobre o que é tráfego pago, como funciona e se realmente precisam dele. Mas como decidir algo sem ter o conhecimento necessário pra isso? Neste artigo vamos esclarecer tudo o que você precisa saber para descobrir se o tráfego pago é ou não a solução para seu negócio.

O que é tráfego pago?

O marketing digital tem a capacidade de ser muito versátil e acessível quando o assunto é ganhar visibilidade e chamar a atenção do seu potencial cliente. Porém, se engana quem pensa que o tráfego pago não exerce um importante papel na corrida pelos resultados.

Além de montar a estrutura de um site ou e-commerce, auxiliar o consumidor em suas escolhas através do conteúdo, também é preciso aparecer para as pessoas certas, no momento certo. E o tráfego pago dá um grande impulso pra isso acontecer.

Resumidamente, tráfego pago é todo esforço que envolve investimento em anúncios digitais para gerar mais visibilidade na internet para marcas e produtos, com o objetivo de atrair clientes.

Tráfego orgânico e tráfego pago: qual a diferença?

Agora que você já sabe do que se trata o tráfego pago, é interessante traçar com clareza a diferença entre ele e o orgânico, para que não restem dúvidas.

No caso do tráfego pago é preciso um investimento financeiro para alcançar mais clientes, enquanto que no tráfego orgânico, o dinheiro não entra exatamente nessa mesma equação.

Isso porque o posicionamento através do tráfego orgânico é conquistado aplicando técnicas de SEO, incluindo também o marketing de conteúdo. Ou seja, o investimento ainda existe, mas é feito de outra forma.

É importante frisar que as ferramentas do tráfego orgânico, como ranquear bem nas pesquisas através das palavras-chave certas, podem ser implementadas em conjunto na estratégia do tráfego pago e vice-versa.

Por que investir em tráfego pago?

Investir em tráfego pago através de uma estratégia bem definida vai aumentar a quantidade de visitantes nas suas páginas. Consequentemente, isso ajuda a tornar sua marca mais conhecida e também eleva as oportunidades de conversão em vendas.

Desta forma, o tráfego pago é uma maneira de gerar leads e vender pela internet. É composto por anúncios publicitários e costuma trazer bons resultados com rapidez. Mas vejamos mais detalhes sobre essa estratégia:

1. Resultados imediatos

Se o seu desejo é vender um produto ou serviço mas ainda não possui uma audiência cativa ou busca por resultados mais rápidos, o tráfego pago pode ser uma excelente alternativa para o seu negócio.

Porém, é preciso entender que obter resultados imediatos não significa que seus clientes vão voltar e comprar com você para sempre. Pra que isso aconteça, é preciso dar continuidade ao impulso gerado pelos anúncios e manter contato com eles através de outras ações de marketing.

Outro dado importante é que não basta obter grandes resultados em uma campanha e depois parar com tudo. Até porque, as campanhas têm um período exigido pelas plataformas de anúncios, normalmente denominados “em aprendizado”.

Esse período é o tempo que a inteligência artificial da plataforma que você usa vai levar para “amadurecer” e entender seus objetivos a fim de descobrir as melhores maneiras e canais para ajudar você. Se o seu investimento não tiver constância e manutenção focada em melhorias, seus resultados durarão pouco.

2. Ajuda na taxa de conversão

Ao definir corretamente o perfil do público-alvo é possível expandir a quantidade de pessoas impactadas por seus anúncios. Assim, o tráfego pago pode trazer as pessoas que estão procurando por um produto diretamente para o seu site.

Com isso, suas chances de converter público em vendas é bem maior, já que o seu anúncio aparecerá na hora certa, para a pessoa certa.

3. Boa alternativa para ações pontuais de marketing

Muitos gestores não têm intenção de optar pelo tráfego pago a longo prazo, mas podem aproveitar dessa estratégia para ações pontuais, veiculando campanhas que aproveitam datas significativas comercialmente (como a Black Friday, por exemplo).

Nessa opção, ao invés de investir de maneira vitalícia, é possível apostar em uma boa estratégia de marketing de oportunidade para anunciar somente quando é mais viável ou necessário. Tudo irá depender do seu objetivo e de quanto o seu produto pode ser relevante nesse tipo de campanha.

Como funciona o tráfego pago na prática?

Para entender como funciona o tráfego pago na prática, antes de tudo é necessário saber que a ordem de exibição dos anúncios é definida a partir de uma espécie de “leilão”. Como você deve estar ciente, seu anúncio não será o único a disputar a atenção do usuário para aquele mesmo produto ou serviço.

Assim, será preciso literalmente dar o seu lance dentro da plataforma de anúncios escolhida, para conseguir uma boa posição dentre seus concorrentes que também estão anunciando.

Antes desse lance, porém, também é preciso escolher por qual método seu anúncio será pago. Saiba mais sobre cada um deles abaixo:

CPC (Custo por Clique)

Aqui, o gestor pagará pelo número de cliques que seu anúncio receber, sendo que cada clique possui um valor pré-determinado, também a ser definido. Para investir nesse método, é interessante já saber quanto exatamente pretende gastar com tráfego pago.

CPM (Custo por Mil Impressões)

Diferente do CPC, o custo por mil impressões independe do número de cliques recebidos, já que a métrica se baseia no número de vezes que ele é visto, também conhecido como impressões.

Assim, o valor será cobrado cada vez que seu anúncio aparecer para mil pessoas. Traz mais visibilidade com certeza, contudo, não há garantias que seu anúncio será clicado.

Qual deles é melhor? Sabendo das diferenças entre os métodos, não é possível dizer qual deles é melhor, já que a escolha dependerá mais uma vez, do objetivo de marketing, do tipo de negócio e do valor que se deseja investir nisso.

7 plataformas de tráfego pago para anunciar

Sabendo da necessidade e da importância de anunciar, hoje praticamente todos os sites de busca e redes sociais possuem suas próprias ferramentas de criação de anúncios. Confira algumas delas:

1. Google Ads

Uma das ferramentas de anúncio mais famosas e visadas, o Google Ads é a principal plataforma responsável pelos anúncios aparecerem no mecanismo de busca do Google.

Através dele, é possível decidir quem seu anúncio irá atingir segmentando usuários por gênero, localidade, faixa-etária, interesses, garantindo que seu público-alvo não escape.

Também é possível fazer testes A/B para saber qual tipo de anúncio funciona melhor de acordo com seu público-alvo e negócio.

2. Facebook Ads e Instagram Ads

As ferramentas de criação de anúncio das principais redes sociais também permitem uma segmentação certeira, como é o caso do Facebook Ads e do Instagram Ads.

Os formatos de anúncio aqui são um pouco mais abrangentes do que os do Google, possibilitando que o gestor opte por vários tipos de mídia, como por meio de vídeos, fotos e até mesmo para aparecer nos stories dessas redes.

Essa variedade é uma ótima maneira de anunciar, sobretudo para um público-alvo mais jovem, como a maioria dos usuários do Instagram.

3. YouTube Ads

Se sua intenção é anunciar por meio de vídeos, uma excelente alternativa é o YouTube Ads, que permite veicular anúncios tanto dentro dos próprios vídeos, quanto na área de sugestão.

Essa ferramenta tem ganhado cada vez mais força, sobretudo nos últimos anos.

4. LinkedIn Ads

Agora se o seu foco é B2B, o LinkedIn Ads certamente tem o que você procura. Permite que a publicidade seja feita na timeline, na barra lateral e/ou como mensagem na caixa de entrada.

Também possui suas próprias ferramentas de segmentação, como por função, título, nível de experiência, tamanho de empresa, dentre outras.

5. Bing Ads (Microsoft Ads)

Apesar de não ser tão popular quanto o Google, o Bing ainda é o segundo site de busca mais utilizado do mundo, e dessa forma, também possui sua própria plataforma de tráfego pago.

A Microsoft Ads tem origem de uma parceria entre a Microsoft e o Yahoo, com o intuito de competir diretamente com o Google Ads. As funcionalidades de ambas as plataformas são, inclusive, bem parecidas.

7. Pinterest Ads

Já falamos sobre o Pinterest Ads aqui no Blog e, sem dúvidas essa rede é uma ótima opção para dar visibilidade a marcas e produtos.

O Pinterest Ads foi disponibilizado em 2021 para o Brasil e a rede é muito utilizada por pessoas que procuram para decidir o que fazer e comprar.

E então, você descobriu como o tráfego pago pode ser uma ótima alternativa para atrair mais clientes para o seu negócio? Se ficou com alguma dúvida, deixe um comentário!

Se você tem dúvidas de qual é a melhor estratégia para alavancar os resultados do seu negócio, nós podemos ajudar. Agende uma conversa com o time da Consultores de Tráfego.

 

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