Quanto investir no Google Ads? Essa é a pergunta da maioria dos empresários, empreendedores e aventureiros que iniciam no tráfego pago, seja por objetivos pessoais ou secundários.
Mas pra que você tenha uma noção, o valor mínimo para anunciar no Google é você quem decide.
Sério? Investir no Google Ads não tem mínimo ou máximo? Bem… mais ou menos isso. Mas nas próximas linhas explicamos melhor.
Tudo (mesmo) influencia no investimento em Google Ads
Pra começar, a região de investimento é um fator determinante. Isso significa que não adianta você investir em todo o Brasil, ou em todo o território geográfico que a plataforma permitir. Então, as primeiras perguntas que você deve se fazer é:
- Qual é o segmento do seu produto ou serviço?
- Onde seu produto ou serviço tem uma procura potencial para você investir?
Qual o valor mínimo para anunciar no Google?
O seu nicho de mercado, o segmento do seu produto ou serviço influencia diretamente no investimento necessário em Google Ads.
Já parou para pensar que um serviço de Chaveiro tem uma demanda e uma concorrência diferente de um serviço de Contabilidade? São exemplos que podemos fazer tanto para e-commerce, loja física, serviços e muito mais.
Então vamos a alguns fatores essenciais para descobrir qual o valor mínimo para anunciar no Google:
1. Qual é o tamanho da sua concorrência?
O tamanho da sua concorrência impacta diretamente no investimento do Google Ads.
Por exemplo, se os seus concorrentes investem diariamente em campanhas na Rede de Pesquisa, consequentemente o CPC (custo por clique) dos anúncios tende a encarecer.
Porque? Simples: no Google Ads, Rede de Pesquisa, o leilão é composto por palavras-chaves. Isso significa que quanto mais palavras-chave no leilão ou quanto mais usuários pagando o leilão por uma palavra-chave, mais concorrido e elevado será o CPC (custo por clique) desta palavra chave.
Se o seu anúncio não está aparecendo, dê uma olhada neste artigo para descobrir uma possível causa: Por que meu anúncio não está aparecendo no Google?
2. Suas campanhas estão realmente otimizadas?
Um fato que deixa muita gente confusa é a pontuação de otimização das campanhas no Google Ads. Ao clicar nessa pontuação, abre-se um leque de sugestões que a própria ferramenta oferece.
Mas você sabe se essas sugestões trarão resultados positivos? Ou apenas vão gerar um gasto maior do seu orçamento?
Saber o ponto certo da otimização de campanhas no Google Ads é muito mais do que seguir todas as sugestões oferecidas no painel. É preciso conhecer muito bem:
- O seu negócio;
- O seu público-alvo;
- O que essas pessoas estão buscando (pesquisa de palavras-chave e termos de busca);
- O que seus concorrentes estão fazendo de melhor (ou pior que você);
- Questões de sazonalidade;
- Etc…
Veja também: Gestão do Google Ads: vale a pena terceirizar?
Mensurando quanto investir no Google Ads
Resumindo, você deve avaliar os seguintes fatores para ter uma visão de quanto investir no Google Ads:
- Avalie a demanda geográfica do seu mercado;
- Avalie o seu segmento/nicho na Rede de Pesquisa do Google;
- Avalie as palavras-chave que podem trazer potenciais usuários para o seu negócio;
- Avalie o horário que seu público costuma realizar buscas.
Principais erros no Google Ads
A verdade é que não adianta muito pagar pelo serviço se você não souber usufruir da ferramenta. Evitar erros comuns no Google Ads é fundamental para não comprometer toda a sua estratégia.
Em um ambiente super competitivo, onde a disputa por espaço é enorme, existem pelo menos quatro erros comuns ao utilizar o Google Ads:
- Não realizar a correta segmentação do público-alvo;
- Não se preocupar com uma boa pesquisa de palavras-chave;
- Não realizar um planejamento de investimentos;
- Ter uma página de destino que entrega uma má experiência para o usuário ou que não reflete, com clareza, o que o anúncio promete.
Concluindo, este conteúdo esclareceu os pontos básicos que todo anunciante precisa entender antes de decidir quanto investir no Google Ads.
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