Quando o assunto é tráfego para negócio local, um dos maiores desafios do gestor envolve justamente a aplicação do marketing digital. Se você tem dúvidas sobre o que fazer para alcançar resultados efetivos para seu estabelecimento, acompanhe nossas dicas.
O que é tráfego para negócio local?
Antes de tudo, este post é dedicado a quem possui um estabelecimento com endereço fixo, como um restaurante ou uma loja de roupas, por exemplo. No entanto, esse negócio também precisa ter uma presença na internet ou estará “fora do jogo” do mercado.
“Se o seu negócio não estiver na internet, seu negócio ficará sem negócio.” – Bill Gates.
Simplificando, o tráfego para negócio local nada mais é do que utilizar as ferramentas certas de marketing digital para gerar visibilidade e mais clientes para um determinado estabelecimento.
Dito isso, saiba que existem dois tipos de tráfego para negócio local na internet: o tráfego orgânico e o tráfego pago, que são duas estratégias diferentes. Mas antes que você imagine que o tráfego orgânico é grátis, saiba que ele pode ser mais caro do que o tráfego pago porque sua estratégia demanda, dentre outras coisas, um recurso bem escasso: o tempo.
Se você ficou em dúvida sobre qual estratégia utilizar, a resposta é: se possível, as duas. Mas vamos esclarecer quais tipos de estratégia você pode utilizar em cada uma delas para começar a obter resultados:
Tráfego orgânico para negócio local
O tráfego orgânico demora a dar resultados? Na verdade não existe uma regra, pois isso depende de vários fatores. Mas já que estamos falando de negócios locais, aqui vão algumas dicas para que a sua empresa apareça na primeira página do Google de forma orgânica:
- Crie uma ficha da sua empresa no Google Meu Negócio (com atenção aos detalhes de otimização, como a geolocalização);
- Faça SEO (otimização para motores de busca) do seu site com auxílio de conteúdos relevantes ou, no seu e-commerce, através de descrições de produtos, links otimizados, boa navegabilidade, etc;
- Tenha uma página ou perfil do seu negócio nas redes sociais, com postagens regulares e seguidores que interagem.
Tráfego pago para negócio local
Há várias oportunidades de fazer tráfego pago para negócio local. Mas no artigo de hoje, vamos focar nas principais delas, que são através de anúncios no Google Ads e no Facebook / Instagram Ads.
A diferença entre as duas opções é que o Google gera o chamado “tráfego de permissão”. Ou seja, as pessoas estão ativamente procurando por alguma coisa e podem ser impactadas por um anúncio do Google Ads, que leva tráfego para o anunciante.
No Facebook ou Instagram, os anúncios impactam as pessoas que estão navegando pela rede. É o chamado “tráfego de intromissão”. Mas calma, isso não significa que é negativo, apenas quer dizer que o usuário não estava necessariamente buscando por algo quando visualizou a peça publicitária que chamou sua atenção.
Então, vamos lá: aqui estão alguns exemplos de estratégias para gerar tráfego pago para negócio local:
- Campanha do Google Ads no Google Meu Negócio;
- Campanha do Google Ads no Google Maps;
- Campanhas inteligentes ou “Smart Campaigns”;
- Campanhas de descoberta, envolvimento, tráfego e conversão no Facebook Ads;
- E outras…
Objetivos das campanhas para negócios locais
O primeiro passo aqui é entender seu público-alvo que, basicamente é dividido em três grupos: desde aquele que conhece sua empresa até aquele que nunca ouviu falar dela. Explicando melhor:
- Público frio (topo de funil): as pessoas que não conhecem seu negócio;
- Público morno (meio de funil): pessoas que já interagiram com seu negócio de alguma forma;
- Público quente (fundo de funil): são as pessoas que já compraram de você antes (seus clientes).
Agora surge a dúvida: onde anunciar, qual plataforma utilizar para atrair mais público? Na verdade, sempre existe uma ferramenta que funciona melhor para cada tipo de segmento.
Por exemplo, quando estamos falando de itens de necessidade, as campanhas no Google funcionam bem e, quando pensamos em produtos de desejo, as redes sociais costumam ser a melhor opção. Mas claro que nada é definitivo, tudo precisa ser testado.
Certo até aqui? Então vamos a alguns exemplos de objetivos dos anúncios para negócios locais no Facebook Ads:
1. Objetivo de Branding
O objetivo de branding é, basicamente, criar um público para o seu negócio. Para esta meta, temos:
- Alcance;
- Envolvimento;
- Vídeo views (visualizações de vídeo).
2. Objetivo de contato pelo Whatsapp
Essa meta é autoexplicativa, ou seja, quando você quer receber mais contatos diretos no Whatsapp do seu negócio.
Porém, fique atento: os responsáveis pelo atendimento nesse canal devem estar preparados para receber os leads e convertê-los. De nada adianta todo esforço e investimento para receber uma chuva de contatos se você os perde devido a um atendimento insatisfatório.
Algumas metas das campanhas para Whatsapp são:
- Alcance, com link do Whatsapp;
- Tráfego para o link do Whatsapp;
- Conversão para uma página, com botão do Whatsapp;
- Receber mensagens no Whatsapp, Messenger ou Direct do Instagram;
- E outras.
Qual você deveria escolher? Depende… Não existe regra, nem uma fórmula de sucesso pronta. Tudo depende do seu negócio e o que funciona pra um, pode não funcionar pra outro.
Veja também:
Concluindo, as dicas que você viu neste artigo são um direcionamento básico do tráfego para negócios locais. Porém, o assunto é bem amplo e possui variáveis que dependem de cada negócio, de cada segmento e da maturidade do empreendedor em relação ao marketing digital.
Se você deseja destacar sua empresa mas ainda não encontrou a forma correta de atingir melhores resultados, nós podemos ajudar. Entre em contato e vamos conversar!