Gestão de tráfego para e-commerce: aumente seus pedidos online

A gestão de tráfego para e-commerce é fundamental se você quer aumentar a quantidade de pedidos que sua loja recebe diariamente, afinal sem tráfego não é possível gerar vendas. Isso seria como montar uma loja física numa rua deserta, ou seja, não há muito o que esperar. Neste artigo te ajudamos a entender melhor como gerar tráfego para e-commerce e aumentar os pedidos online. Vamos lá?

Se você chegou até este post, é porque vem acompanhando as tendências de marketing e buscando aprendizado para alavancar seu negócio. Então, provavelmente já percebeu que não basta construir uma loja virtual na melhor plataforma de e-commerce que existe e não ter visitas suficientes para gerar vendas.

O que fazer quando a loja não vende?

A cada e-commerce criado, se tem uma enorme quantidade de horas de trabalho e de dinheiro investidos. Se não acontecem vendas, o resultado é a frustração.

Infelizmente, essa ainda é uma realidade comum entre os empreendedores que resolvem investir em e-commerce. Simplesmente porque ter uma loja online não quer dizer que ela vai vender.

Não se engane: para que um e-commerce dê certo, é preciso mais do que contratar a melhor plataforma que existe. É preciso investir em estratégias de marketing. Quanto antes você aceitar isso, mais cedo começará a ter resultados.

A jornada do consumidor começa por dar visibilidade aos seus produtos, afinal as pessoas precisam saber que sua loja existe. Em seguida, é preciso atrai-las até sua loja e fazer com que elas sintam o desejo de comprar.

E é aí que está a importância da gestão de tráfego para e-commerce. É nesse ponto que você começa a perceber a diferença entre o e-commerce que vende e o que não vende.

O mercado online brasileiro está crescendo

O site de monitoramento SimilarWeb relatou no 2020 Digital Trends que o Brasil já era o quarto país no mundo com maior tráfego online (perdendo apenas para Estados Unidos, Rússia e China).  Além disso, o país liderou o maior crescimento de compras online, saltando de 11% em março para 31% em julho de 2020.

Vamos ver mais números? Segundo dados de 2021 do estudo realizado pela Hootsuite, podemos ter uma boa ideia de como é o comportamento do usuário que realiza compras em lojas online:

estudo e-commerce 2021

Resumidamente, temos os seguintes dados sobre o Brasil:

  • Em janeiro de 2021, havia 160 milhões de usuários de internet no Brasil;
  • O número de usuários de internet no Brasil aumentou 9,6 milhões (+6,4%) entre 2020 e 2021;
  • 91,4% dos usuários de internet brasileiros pesquisaram online pelos produtos que desejavam comprar (sua loja já aparece nas pesquisas?);
  • 94,2% dos internautas brasileiros visitaram um ou mais e-commerces depois dessa pesquisa;
  • 76% deles compraram em lojas online, sem o uso de aplicativos.

Com todo esse potencial imenso de consumidores navegando pela internet, por que seu e-commerce não vende? Provavelmente falta algum detalhe na sua estratégia ou você ainda não utiliza uma gestão de tráfego otimizada.

Gestão de tráfego para e-commerce: atraia pessoas para sua loja

Se você está lendo até aqui, provavelmente o seu e-commerce não vendeu como você esperava, concorda? Então o que fazer para reverter esse problema?

Comece analisando como é passear na rua de maior comércio da sua cidade ou num shopping. As vitrines estão sempre mostrando produtos e promoções para atrair as pessoas até o interior das lojas. É basicamente isso que o tráfego pago pode fazer pelo seu negócio na internet: dar visibilidade e atrair compradores.

A gestão de tráfego para para e-commerce exige um conjunto de ações, ferramentas e estratégias para veicular anúncios na internet com um objetivo determinado. Esse objetivo poder começar pela divulgação da sua marca ou focar diretamente em vendas e conversão de leads.

Mas também é importante ter consciência de que o tráfego sozinho não pode fazer milagres. A gestão de tráfego pago deve fazer parte de um plano de marketing digital, mas mesmo assim é muito importante do processo, pois sem pessoas circulando pela loja online, não há como vender.

Como gerar tráfego para e-commerce?

O processo da gestão de tráfego para e-commerce possui no mínimo três fases.

Tudo começa por atrair a atenção das pessoas que têm interesse nos produtos que você vende. Isso é o que chamamos de segmentação. Em seguida, vem a conversão e o remarketing. Vamos explicar melhor:

Fase 1) Atrair

Como mencionamos acima, a atração é a primeira etapa. Criamos campanhas segmentadas com anúncios que despertam a atenção das pessoas que têm interesse em sua marca ou produto para levá-los até o seu e-commerce. Os anúncios, nesta fase, possuem informações de impacto visual e comercial.

Fase 2) Converter

Depois de atrair o usuário até o e-commerce, agora o objetivo é fazer com que ele realize uma conversão.

Aqui, rastreamos e analisamos suas ações e, com isso, passamos a entender o que acontece quando as pessoas acessam a loja. Estamos atraindo as pessoas certas? Elas realizam a compra? Se não realizam, o que pode estar impedindo isso?

Com essas informações na gestão de tráfego, podemos otimizar a estratégia como um todo, o que inclui os anúncios. Também podemos identificar se há algum problema na plataforma de e-commerce que prejudique de alguma forma uma experiência tranquila para o usuário.

Fase 3) Remarketing

Você já sentiu como se um anúncio estivesse perseguindo seus passos?

De fato, o remarketing funciona assim. Com essa estratégia conseguimos realmente “lembrar” o usuário enquanto ele navega pela internet, fazendo com que continue tendo contato com sua loja mesmo depois de ter saído do site sem concretizar a compra (abandono de carrinho).

Onde anunciar para gerar tráfego no e-commerce?

Os canais mais utilizados para gerar tráfego para e-commerce são Google Ads e Facebook/Instagram Ads.

O Google Ads é importante se lembrarmos que as pessoas que digitam um produto nas buscas estão de fato procurando pelas melhores opções para comprar. Um bom anúncio faz muita diferença durante a escolha do usuário sobre qual link vai clicar.

Já o Facebook/Instagram Ads pode ser considerado um canal de atenção, ou seja, as marcas tem de “lutar” pela atenção dos usuário das redes sociais e fazer com eles cliquem no anúncio.

E falando em redes sociais, dependendo do seu nicho de mercado, o Pinterest Ads também pode ser uma boa escolha para a gestão de tráfego do seu e-commerce.

Veja também:

Concluindo este post, se você investiu numa boa plataforma de e-commerce, não deixe seus esforços irem por água abaixo por falta de usuários suficientes visitando suas páginas todos os dias.

Mesmo que sua loja ainda não esteja vendendo tanto quanto você gostaria, comece por aplicar boas técnicas de gestão de tráfego para e-commerce e verá este cenário mudar pra melhor em pouquíssimo tempo.

Se ficou com dúvidas sobre este conteúdo, deixe um comentário! Se precisar de ajuda para criar sua estratégia de tráfego, entre em contato com nosso time e vamos conversar!

 

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