Dúvidas sobre como instalar a API do Facebook como parceiro? Neste artigo, vamos esclarecer os principais pontos que podem lhe ajudar nisso. Confira:
A importância dos dados de conversão tem sido imprescindível na personalização das estratégias de marketing. A utilização da API de conversões é uma solução que possibilita ao anunciante a escolha ideal no modelo de compartilhamento, oferecendo novas possibilidades com agilidade.
Neste artigo explicaremos os detalhes da API, incluindo os benefícios de sua utilização e como fazer a instalação da API de acordo com as demandas do seu negócio.
O que é uma API ?
Antes de tudo, uma API (Application Programming Interface) é basicamente uma forma de transmissão entre sistemas, trocando informações entre eles. Ela permite que essa troca de dados seja possível sem precisar que o sistema que consome a API conheça muitos detalhes de implementação.
Citando um exemplo: um software utilizado para marketing recebe os dados de um provável comprador e, fazendo uso de uma API, envia essas informações para o software de um CRM (Customer Relationship Management). É o que acontece, por exemplo, quando você utiliza formulários de captação de leads no seu site que estão integrados a ferramentas como RD Station, Hubspot, ActiveCampaign, dentre outros. Existe uma API que permite essa integração.
Presentes em quase todos os aplicativos que utilizamos diariamente, as API’s integram desde a lista de contatos salva no Whatsapp com os contatos da agenda, passando ainda por outros aplicativos de uso comum. Também quando efetuamos compras pela internet, com a disponibilização dos dados pessoais e números de cartões.
O que é a API de Conversões do Facebook?
A API de Conversões do Facebook é uma ferramenta que permite o compartilhamento de dados entre marcas, nesse caso, entre a sua marca e o Facebook. Essa troca de dados inclui os eventos gerados online e offline, direto do servidor do seu site para o Facebook.
Ao instalar a API de conversões, os anunciantes podem usar informações controladas e registradas por eles mesmos para otimizar suas campanhas. Isso significa que é possível obter dados confiáveis, que respeitam as escolhas de privacidade do usuário e não dependem da estabilidade do navegador da internet (como acontece com o Pixel).
Com mais informações assim, é possível otimizar a experiência dos anúncios e aproximar a marca de possíveis consumidores, gerando resultados cada vez melhores para seus investimentos em campanhas.
Veja também: API de Conversões do Facebook: o que muda à partir de agora?
Como instalar a API de conversões com integrações de parceiros?
Os caminhos para instalação da API são variados. Por isso, para descobrir como instalar a API de conversões do Facebook é preciso avaliar o que melhor se encaixa no perfil da sua empresa. Em seguida, verificar os próximos passos com os profissionais técnicos desenvolvedores e/ou integrações de parceiros.
Se o site ou e-commerce for executado nas plataformas de um dos parceiros do Facebook, basta configurar o Pixel e a API de Conversões no Gerenciador de Eventos. Usar a integração de parceiros é uma alternativa que não exige a edição do código do seu site.
Vejamos como você deve proceder para a instalação:
1. Pixel do Facebook
Mesmo que você decida instalar a API, vale dizer que um dos benefícios do Pixel é a possibilidade de medir o impacto de seus anúncios e encontrar novos clientes para conquistar mais vendas. Portanto, instalar o Pixel é recomendado também.
Para fazer a configuração do Pixel, o caminho é acessar a galeria de integrações de parceiros e selecionar o parceiro do seu site. Em seguida, é preciso seguir as instruções de configuração para criação do seu Pixel de conversões do Facebook.
Exemplo visual do painel de integrações de parceiros ao escolher a opção “comércio eletrônico”:
2. API de Conversões
Existem várias integrações de parceiros da API de Conversões que ajudam a começar a enviar eventos da web diretamente do servidor do seu site.
Caso o parceiro que você procura não estiver na lista, é possível configurar a API de Conversões usando as instruções abaixo:
- Acesse a guia Fontes de dados no Gerenciador de Eventos do Facebook;
- Selecione Configurações;
- Role a tela para baixo e selecione “Escolha um parceiro”;
- Selecione o seu parceiro e siga as instruções de configuração;
- Você pode configurar alguns parceiros no Gerenciador de Eventos. Para outros, é necessário fazer a configuração no site do parceiro ou entrar em contato com ele diretamente.
Veja a lista de parceiros da API de Conversões (sites e e-commerce)
WordPress | Gerenciador de Eventos |
Cafe24 | Gerenciador de Eventos |
Makeshop | Gerenciador de Eventos |
91APP | Saiba mais |
OpenCart | Saiba mais |
SHOPLINE | Saiba mais |
ImWeb | Saiba mais |
EasyStore | Saiba mais |
WooCommerce | Saiba mais |
Shopify | Saiba mais |
Boutir | Saiba mais |
BentoWeb | Saiba mais |
Cyberbiz | Saiba mais |
Magento | Gerenciador de Eventos |
QDM | Saiba mais |
Selz | Saiba mais |
TokoTalk | Saiba mais |
PrestaShop | Saiba mais |
BigCommerce | Saiba mais |
Tray | Saiba mais |
Olist Shops | Saiba mais |
VTEX | Saiba mais |
Por que a API de conversões é importante?
Os cookies estão perdendo a viabilidade para identificação digital do usuário. Assim, é esperado que os navegadores mais populares do mundo limitem parcialmente ou completamente a eficácia dos cookies de terceiros em breve.
Sem dados sobre as atividades e preferências de seus clientes, as empresas anunciantes sofrerão um grande impacto em todos os estágios dos seus esforços em marketing digital.
Veja também:Anúncios no Facebook: 6 dicas valiosas para ter mais resultados
Como a API de conversões pode melhorar o desempenho dos anúncios?
Segundo o Facebook, estas são as principais vantagens da troca de dados ao instalar a API de conversões:
- Protegendo e fortalecendo os insights que impulsionam suas campanhas no Facebook;
- Otimizando o desempenho das campanhas através do compartilhamento de dados adicionais;
- Permitindo que os anunciantes compartilhem dados diretamente de seus servidores, ao invés de contar exclusivamente com os dados disponibilizados por um navegador.
Precisa de ajuda para instalar a API do Facebook no servidor?
Aqui na Consultores de Tráfego, estamos sempre atentos a todas as mudanças no cenário e/ou plataformas que envolvam suas campanhas de anúncios.
Por isso, contamos com equipe técnica preparada para instalar a API de conversões do Facebook no servidor da sua empresa ou realizar a integração com terceiros de forma ágil e qualificada.
Não fique às cegas e nem perca os dados de suas campanhas. Entre em contato com nosso time e tenha a API de conversões instalada o quanto antes.